Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

competência técnica x comportamental

Muito interessante o artigo citado no curso e disponibilizado. No meu entendimento pessoal e reforçado após ler o artigo, acredito que o fator comportamental tem importância até superior ao fator técnico. Eu já passei por alguns projetos que o fator comportamental influenciava bastante e até, prejudicava em algumas vezes, normalmente, esse comportamento era ligado ao cargo da pessoa. Um cargo de maior destaque, requer uma atenção maior, que "não suba a cabeça", como diz os ditados populares. Eu já presenciei chefes que acabavam cobrando muito, de forma ríspida, os subalternos que não conseguiam entregar da maneira solicitada, devido a pressão. Pra mim esses pontos poderiam ter se resolvido com uma boa conversa, mas chegaram a criar problemas de relacionamento, que acabava prejudicando ambos os profissionais, o superior hierárquico ficava muito estressado e o subalterno desmotivado, além disso, eu já presenciei situações em que esses conflitos acabaram virando denúncias e reclamações. Não foi o caso do relato que estou contando, mas já vi em outros relatos de situações que essa questão acabou virando demissão e/ou processos judiciais.

Em relação ao que disse sobre o fator comportamental ter mais importância que o técnico em algumas situações, me refiro ao fato de que esses tipos de conflitos, que citei acima, acabaram impactando no projeto e o produto saiu sem a qualidade devida e fora do prazo. Essas situações devem sempre ser acompanhadas de perto para que não possam atrapalhar ainda mais o ambiente.

1 resposta
solução!

Bom dia Bruno, tudo bem.

É muito legal entender como o lado comportamental tem tanto ou mais valor como a parte técnica, e isso eu vejo em todos os cargos, mesmo os mais técnicos possíveis. Não adianta existir uma pessoa que conhece muito bem de uma ferramenta ou técnica mas não sabe se comunicar ou trabalhar em equipe por exemplo.

O que eu acho mais delicado é trabalhar essas habilidade, por que diferente de um livro é algo muito pratico e continuo ^^, mas só de entender a importância já é um passo enorme.