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Como Valorizar projeto Ágil que tem essa caracteristica de escopo volátil ? Como o cliente sabe o valor do projeto antes de fechar o negocio?

Normalmente os clientes sempre querem saber quanto vão investir num software. Então como mensurar esse valor sem saber pelo menos de forma macro, o escopo completo do projeto na fase inicial (venda/pré-venda)?

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Cassiano, tudo bom?

Na venda, ou pré-venda, é feita uma estimativa para se ter uma ideia de quanto o projeto vai custar. Isso baseado no que o cliente sabe até o momento sobre o seu problema e a solução que ele imagina.

No contexto tradicional antes do desenvolvimento seria feita toda a análise e documentação dessa necessidade, seria validado com o cliente e somente após essa fase de mapeamento de todo o sistema se inicia o desenvolvimento e se tem o retorno do valor. Quando o software estiver pronto ele será entregue, se no meio desse caminho uma nova funcionalidade é encontrada entra novamente no ciclo, em geral, pago a parte. Nesses casos mudanças são traumáticas pq estão ligadas à mudanças de escopo, mudar escopo necessita de uma certa burocracia pq ao fim do projeto essa mudança pode impactar na entrega. Caso isso não esteja muito bem documentado as partes podem entrar em desacordo, entrar com medidas judiciais, etc, etc.

No Ágil seriam entendidos os pontos principais, se desenvolveria uma solução mínima e aos poucos, baseado nos feedbacks, iria se construindo o software. Veja que mesmo tendo sido feito um levantamento inicial não significa que aquilo será feito, tudo pode mudar durante o projeto todos estarão confortáveis com isso. Dessa forma, em geral, o mais importante é feito e entregue primeiro. O restante do tempo pode ser empregado em melhorias, novas funcionalidades, ou mesmo pode-se optar pelo fim do contrato.

Olá Ronald, tudo bem! Obrigado pelo retorno.

Pelo que entendi, o cliente nunca saberá o valor que deve ser investido num projeto na fase de venda/pre-venda, usando metodo Ágil, correto? Hoje eu trabalho com um cenário onde os clientes tem isso como premissa numa negociação comercial, de sempre saber quanto vai gastar, e durante o projeto se houver identificarmos desvios, cobramos a melhorias como custo adicional. No Agil existe a cobrança do custo adicional se a mudança impactar em custo ?

Cassiano, tudo bom? Sim, o cliente vai saber pq passamos para ele uma previsão dentro daquilo que ele julga ser o sistema que quer. Afinal, ele precisa fazer a provisão do orçamento, datas, etc, como qualquer projeto. Num projeto ágil pontos que devem ficar claros dentro do acordo comercial:

  • O projeto a ser entregue vai ser construído junto com o usuário/cliente e ele pode não ser o mesmo que o levantado inicialmente e nem ter todas as funcionalidades iniciais;
  • As mudanças são bem vindas, e são um acordo entre a equipe/consultoria e o cliente. Esse último fica ciente que pode mudar a qualquer momento, mas que isso tem impactos no tempo do projeto e nas entregas finais. Isso é a transparência;
  • Ao final, o cliente ainda pode precisar de funcionalidades que não foram descritas no início do projeto e que foram descobertas durante o desenvolvimento. Cabe o acordo entre comprar mais horas para o projeto, abandonar a ideia, contratar outra empresa para continuar, etc.

Nos lugares que já passei a consultoria orça uma equipe para realizar aquele projeto e cobra pelo valor hora dessa equipe. E o cliente vai, com a ajuda da equipe, ajustando para decidir qual funcionalidade vai entrar.

É importante dizer, ágil não é bagunça. O orçamento é bem definido, como usá-lo é que vira um acordo e não uma disputa como no método tradicional. Nesse último, quando trabalhei com ele, a mudança de escopo era um terremoto e muitas vezes caia em disputa judicial.

Entendido!

Parabéns pela clareza na resposta.

Abraço!

Boa Cassiano! Sucesso.