1
resposta

como utilizar scrum em seu trabalho/dia a dia

Acredito que o Scrum seria um framework extremamente eficaz para resolver esses problemas no meu blog pessoal por várias razões:

Visibilidade e Priorização com o Product Backlog: O principal benefício seria a criação de um Product Backlog para o blog. Todas as ideias de posts, campanhas de divulgação, melhorias no site e outras tarefas seriam listadas e priorizadas com base no valor que entregam para os leitores e para os objetivos do blog. Isso eliminaria a falta de priorização e garantiria que os esforços estivessem sempre focados no que é mais importante.

Redução de Atrasos e Foco com Sprints: Ao definir Sprints de, por exemplo, duas semanas, eu conseguiria focar em um conjunto limitado de tarefas (posts, campanhas) que foram definidas no Sprint Backlog. Isso quebraria o trabalho em pedaços gerenciáveis, reduzindo a procrastinação e os atrasos na publicação. A equipe de produção da FashionTrend teve uma percepção mais clara dos pedidos, e eu teria uma percepção mais clara dos posts e campanhas a serem feitos.

Melhora na Comunicação e Alinhamento com Eventos Scrum:

Sprint Planning: Definir o que será feito na próxima quinzena, garantindo que o conteúdo a ser criado esteja alinhado com as campanhas de divulgação planejadas.

Daily Scrums (diárias ou a cada 2-3 dias): Um "check-in" rápido comigo mesmo para revisar o progresso, identificar impedimentos e ajustar o plano para o dia. Isso é a "comunicação" que a FashionTrend aprimorou, mas aplicada ao meu próprio fluxo de trabalho.

Sprint Review: Avaliar o que foi produzido e coletar feedback (mesmo que seja apenas de mim mesmo, atuando como leitor e analista do blog).

Sprint Retrospective: Refletir sobre o processo, o que funcionou bem e o que pode ser melhorado. Isso impulsionaria a melhoria contínua na minha forma de trabalhar.

Gestão Otimizada do "Estoque" (de Ideias e Conteúdo): Assim como a FashionTrend otimizou seu estoque de materiais, eu conseguiria gerenciar melhor meu "estoque" de ideias e conteúdo em diferentes estágios (ideia, rascunho, revisão, publicado). O Product Backlog sempre atualizado garantiria que eu soubesse quais ideias estão prontas para serem desenvolvidas e quais precisam de mais pesquisa.

1 resposta

Muito bom, Wagner!
Achei excelente como você conseguiu aplicar todos os elementos do Scrum de forma prática no seu blog pessoal — ficou bem claro como o framework pode ir muito além dos projetos em equipe ou ambientes corporativos.

Gostei especialmente da ideia do "check-in" consigo mesmo no estilo do Daily Scrum. Isso mostra como a metodologia pode ser adaptada para o autogerenciamento também. E a parte de tratar o backlog como um "estoque" de ideias foi uma sacada genial! Facilita muito visualizar o que está pronto para ser produzido e o que ainda precisa de maturação.

Com certeza, usar o Scrum nesse formato ajuda não só na organização, mas também na motivação, porque você enxerga melhor seu progresso. Fiquei até com vontade de testar esse modelo nos meus próprios projetos pessoais também!