Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como utilizar o SQL Server com o Xamarin

Olá minha dúvida é em relação ao SQL SERVER(ou outros bancos de dados) no curso é utilizado o SQLite, como eu faria para integrar o SQLServer a minha aplicação, é possível?

Se sim, quais são sao as vantagens e as desvantagens de usar esse serviço, e qual abordagem devo utilizar para consumir dados de uma tabela do meu SSMS?

Sou iniciante, e gostaria de entender essa parte de comunicação externa... ao decorrer do curso é apresentado uma API pronta. Além disso, gostaria de entender mais a fundo, o que devo estudar para entender todos esses conceitos de web services, criar API e comunicação com outros bancos relacionais, claro com foco em aplicar isso ao Xamarin.

Agradeço desde já!

2 respostas
solução!

Olá, boa noite!

Respondendo de imediato a sua pergunta, sim, é possível integrar Xamarin com SQL Server.

Uma possível abordagem para integrar o SQL Server à sua aplicação seria expor uma API utilizando, por exemplo, uma Web API construída em .NET/ .NET Core.

De forma geral, a sua aplicação Xamarin consumiria a API, que por sua vez faria a comunicação com o banco SQL Server (ou qualquer outro banco).

Em termos de infraestrutura, a sua API precisaria estar hospedada em algum lugar. Pode ser um servidor local (e neste caso o servidor precisaria expor o endpoint de acesso à API na Internet, para que o App Xamarin possa consumi-lo) ou um serviço como, por exemplo, o App Service, do Azure.

O aplicativo também precisaria contar com acesso à internet, para poder consumir a API.

Os dados trafegados entre o App e a API seriam em JSON e da API pro SQL Server, você poderia usar o Entity Framework.

Sobre vantagens e desvantagens, é complicado de responder, pois depende de cada cenário e de cada necessidade de negócio.