Oi Joyce, tudo bem?
A sua reflexão me fez lembrar de uma fase crítica da minha vida.
Eu trabalhava numa empresa com ambiente totalmente hostil (para não chamar de tóxico), foi muito difícil, mas eu sempre pensava: isso é uma fase, vou continuar me dedicando e buscando um lugar que me permita crescimento profissional e auto realização. Essa fase durou mais de 4 anos, até hoje não entendo como conseguir aguentar por tanto tempo.
Aquele ambiente contribuia para eu ficar cada dia pior, achando que não era competente, que estava ali porque eles não tinham outra pessoa para me substituir (olha o pensamento da pessoa... :/). Até que veio o dia que cheguei no ápice do meu limite e sai da empresa, foi um show à parte, porque falei tudo o que queria e não queria. Depois daquela cena, não tinha como eu voltar atrás, mesmo com um diretor implorando para eu repensar....
Naquele momento foi um alívio, mas por outro lado, tive que elaborar um luto, pois a perda daquele trabalho me fez mal. Eu amava meu trabalho, ainda que não suportasse as pessoas da empresa. Loucura, não?
E foi nessa fase que dei 2 passos para trás para depois dar 4 para frente. Fiquei 2 anos trabalhando como freelancer, digo que foi um período para processar as mágoas e a perda, e quando voltei para o mercado formal, digamos assim, que foi aqui na Alura, tudo fez sentido, encontrar uma empresa que tinha os mesmos valores e objetivos que eu. Por vezes me pegava pensando: se eu tivesse me sujeitado aquele trabalho por mais tempo, será que hoje estaria aqui? A verdade é que nunca saberei a resposta, mas que bom que tudo aconteceu como aconteceu. =)