5
respostas

Como trabalhar com correções ocorridos durante um Sprint ?

Seja um projeto com duração de 2 mês, dividido em 8 Sprints. Como devemos proceder quando já na primeira entrega ocorrem manutenções e ou correções de um Sprint que foi entregue ? Continuamos com os outros Sprint, correndo risco de mais correções ou ajustamos os prazos e Sprints ?

5 respostas

Oi Rodrigo tudo bem?

No Scrum se após uma entrega o PO dizer que precisa fazer correções o Dev Team tem que fazer essas correções . O PO é quem manda.

Para projetos onde se usa Scrum não dá para dizer com 100% de certeza que vai durar 2 meses. Porque o cenário é complexo , previsão de tempo aqui é um problema.

Se tem um prazo fixo de 2 meses mesmo e viu que uma sprint não entregou satisfatoriamente o que deveria entregar você vai ter que trabalhar os recursos humanos. Ou paga hora extra, ou cobra mais velocidade dos funcionários pra compensar o erro ou contrata mais gente.

Temos que ter em mente o conceito de Qualidade Total (não é do scrum mas é uma boa prática de administração) nunca passar para frente o erro, corrigir ele assim que percebido.

Espero ter ajudado!!!

Oi Rodrigo, tudo bem?

Sua dúvida foi esclarecida? Quando puder, dá um feedback para sabermos se ficou mais claro, por favor.

Bons estudos. ")

Olá Priscila..

Tudo bem sim.. em relação as colocações do André, ele foi feliz quando falou sobre a Qualidade Total, de não passar erros para frente sem corrigi-los assim que percebidos... não tem haver com SCRUM, mas vai a favor do raciocino de Entrega de Valores ao seu cliente e Melhoria Contínua !

Obrigado, Priscila e André !

No caso das correções, elas entrariam nas próximas iterações (a partir da segunda, neste caso), devendo ser priorizadas pelo PO juntamente com os itens anteriormente mapeados, certo?

Oi Gustavo.

Preferencialmente entrar as correções já no próximo Sprint para não ficar passando os bugs para frente. Mas se o PO tiver outros planos ele que manda. Depende muito da estratégia do negócio.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software