1
resposta

Como saber o que mensurar?

Existem métricas mais importantes, como a gente viu, mas como saber se elas estão "aceitáveis"? Como alinhar a mensurar com objetivos? Por exemplo, se estou começando uma página, e minha ideia é construir público, para qual/quais métricas devo olhar e como saber se estão sendo boas o suficiente? É necessário focar em percentuais, por exemplo? Fazer cálculos baseados no número de pessoas que já estão nas minhas redes?

1 resposta

Olá Nadieli :)

O primeiro passo para definir quais métricas analisar é a definição dos objetivos, como você citou, então onde queremos chegar com cada campanha. Se tenho uma campanha de conversão, por exemplo, as métricas que medem o sucesso dessa campanha são o número de cliques, novos visitantes X visitantes recorrentes, entre outras métricas de conversão. As métricas servem para um objetivo, então, por exemplo, se você tem em certa página do seu site com uma taxa de rejeição alta, tem algo que pode ser melhorado nela para que essa taxa diminua. A estratégia é ter o objetivo, pegando seu exemplo, “atrair mais visitantes para minha página”, e analisar quais métricas me indicam que sua página está tendo mais visitas, então “taxa de cliques, novos visitantes, tempo de permanência, fontes de tráfego, etc.”. Outra dica para construção de público é analisar métricas que deem a você detalhes sobre sua persona (seu público-alvo), por exemplo, em quais dispositivos seu público acessa seu conteúdo, qual a localização dos acessos, os interesses do seu público, entre outras. O importante também é definir as métricas e focar em poucas, pois existem infinitas métricas que podemos analisar, e se não definirmos algumas podemos nos perder e não ter uma análise de qualidade. O famoso menos é mais hahaha.

Acompanha nosso blog, estamos sempre trazendo nos conteúdos e formações sobre marketing digital: https://www.alura.com.br/artigos/inovacao-gestao

Espero ter respondido sua dúvida, nosso time está aqui para te ajudar.

Bons estudos, Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software