1
resposta

Como reduzir o DPI de saída das imagens do Photoshop

Bom dia! Gostei muito de acompanhar a criação e todos os processos de produção dessa imagem, consegui um resultado bem satisfatório com todas as explicações do professor, o único processo que me faltou foi a aplicação do filtro de camera raw, porque segundo o photoshop eu preciso de um acelerador de processador gráfico (acho que o hardware do computador do trabalho seja um pouco limitado).

Eu acabei esbarrando em uma outra questão, que é a métrica de DPI da imagem. Percebi que algumas páginas do meu site foram prejudicadas pelo google porque tinham um tempo de carregamento longo e isso não permitia que elas fossem tão responsivas de acordo com o GSC. Os técnicos da minha plataforma indicaram que provavelmente era porque o DPI das fotos que eu estava utilizando eram maiores do que o indicado (96, quando e a indicação é que seja de até 72). Eu tentei configurar o PS para que as fotos saíssem nos parâmetros indicados, porém sem muito sucesso, sempre que eu salvo um arquivo, seja em jpg ou outro formato, quando abro as propriedades do arquivo, ainda indica que está em 96 DPI. Existe alguma forma, que eu consiga deixar o DPI na saída do arquivo sempre no valor indicado?

Tentei por esses caminhos das fotos anexadas: captura de tela demonstrando a medida de DPI em resolução vertical e horizontal

captura de tela com informações que não funcionaram para configurar as métricas de DPI

1 resposta

Olá, Gabriel! Como está?

Entendo que você está querendo ajustar o DPI das suas imagens para melhorar o desempenho do seu site. Vamos lá, a configuração do DPI pode ser feita no momento de salvar a sua imagem no Photoshop. Aqui está o que você pode seguir para tentar garantir que suas imagens sejam salvas com o DPI desejado:

  1. Vá para o menu "File" (Arquivo) > "Save As" (Salvar Como) ou "Export" (Exportar) > "Save for Web" (Salvar para Web), se você estiver buscando otimizar ainda mais a imagem para uso na internet.
  2. Escolha o formato de arquivo desejado, como JPEG ou PNG.
  3. Na janela de configurações de salvamento ou de exportação, confirme se a resolução está configurada para 72 DPI.
  4. Salve a imagem.

Além disso, para otimizar ainda mais as imagens para o seu site, você pode considerar reduzir as dimensões da imagem para o tamanho exato em que ela será exibida na página, além de utilizar ferramentas de compressão de imagem, que podem reduzir o tamanho do arquivo sem comprometer significativamente a qualidade visual. Que tal?

Espero que essas informações ajudem você a configurar o DPI das suas imagens corretamente e a melhorar o desempenho do seu site.

Qualquer dúvida estou aqui, ok?

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software