1
resposta

Como Reconhecer um Talento e Fechar uma Contratação? E como posso ser esse talento?

Processo seletivo nada mais é que, uma forma de trazer novos talentos para uma empresa. Mas o que é preciso pra ser esse novo talento? Muitos gerentes, e digo aqui, não só aqueles de DHO/RH, mas todos aqueles envolvidos no processo de seleção, como eles podem acertar em uma contratação, saber que é o cara necessário ali, naquela área? Como que eles podem saber que aquele "recurso" pode fortalecer um tipo? E agora, será que posso ser esse recurso?

1 resposta

Oi Pandora,

Excelente reflexão.

Os critério podem parecer bem subjetivos, mas o ideal é que a descrição da vaga esteja muito claro, tanto para quem vai conduzir o processo seletivo quanto para quem passará por ele.

O profissional responsável por conduzir esse processo precisa conhecer uma série de questões comportamentais e até mesmo técnicas (além de feeling, eu diria) para avaliar se um candidato tem condições de dar conta do trabalho. Quem, de vários profissionais, demonstrar mais capacidade no que a empresa considera como importante, terá mais chance de ser aprovado. Então não será um fato ou outro isoladamente que vai interferir numa escolha, mas sim a somo desse conjunto de critérios pré estabelecido pela empresa, que nem sempre fica claro para o candidato.

Já atuei com clientes que tinha como exigência aplicar teste/prova técnica para seguir para a próxima fase, assim como tinha clientes que diziam que a prova vai ser no dia a dia. Perceba que varia muito.

Pela minha experiência, tanto como recrutadora quanto candidata, me ensinou que o importante na entrevista é manter a calma e ser eu mesma, às vezes eu idealizava muito uma empresa e achava que tinha que falar o que eles queriam ouvir para ser contratada, mas não deu muito certo, e quando entendi isso passei a sofrer menos por não ser aprovada em alguma vaga.

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software