bom eu estou tentando desenvolver uma historia, com multiplos personagens pricipais onde o antagonista é a sociedade,gostaria de saber como posso trabalhar ambos os lados da sociedade,para que eu possa mostrar os dois lados.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
bom eu estou tentando desenvolver uma historia, com multiplos personagens pricipais onde o antagonista é a sociedade,gostaria de saber como posso trabalhar ambos os lados da sociedade,para que eu possa mostrar os dois lados.
Para abordar dois lados é preciso, primeiro, tomar cuidado para não demonizar um dos lados, tentando mostrar motivos para seus comportamentos, e segundo, pode ser interessante ter um personagem que englobe as características da "sociedade antagonista".
Por exemplo, uma história sobre desmatamento. Obviamente desmatamento é ruim, mas simplesmente criar um vulto de um milionário ganancioso como vilão é clichê e alienante. Um motivo pode ser a ignorância do personagem (estamos destruíndo plantas velhas para por plantas novas, qual a diferença?), comodidade (com esse emprego, meus filhos foram para a faculdade e posso pagar pela saúde da minha mulher. Sem isso, o que me sobra?) ou até algo mais pessoal e irracional (meu pai amava a natureza, mas ele era mau para mim e meus irmãos, então destruo a natureza por vingança).
Em uma história de homem x sociedade, é o mesmo. Busque investigar e entender o que faz com que alguém queira resistir a uma mudança. A sociedade perderia fé? Recursos? Estabilidade? Quem perderia o que nessa mudança? (a perda pode ser inconcebida e irracional também. Tipo "se permitirmos gays no mundo, todos se tornarão gays e a raça humana não procriará e sumira do mundo!")
Espero ter ajudado.