1
resposta

como posso trabalhar com multiplas perspectivas?

bom eu estou tentando desenvolver uma historia, com multiplos personagens pricipais onde o antagonista é a sociedade,gostaria de saber como posso trabalhar ambos os lados da sociedade,para que eu possa mostrar os dois lados.

1 resposta

Para abordar dois lados é preciso, primeiro, tomar cuidado para não demonizar um dos lados, tentando mostrar motivos para seus comportamentos, e segundo, pode ser interessante ter um personagem que englobe as características da "sociedade antagonista".

Por exemplo, uma história sobre desmatamento. Obviamente desmatamento é ruim, mas simplesmente criar um vulto de um milionário ganancioso como vilão é clichê e alienante. Um motivo pode ser a ignorância do personagem (estamos destruíndo plantas velhas para por plantas novas, qual a diferença?), comodidade (com esse emprego, meus filhos foram para a faculdade e posso pagar pela saúde da minha mulher. Sem isso, o que me sobra?) ou até algo mais pessoal e irracional (meu pai amava a natureza, mas ele era mau para mim e meus irmãos, então destruo a natureza por vingança).

Em uma história de homem x sociedade, é o mesmo. Busque investigar e entender o que faz com que alguém queira resistir a uma mudança. A sociedade perderia fé? Recursos? Estabilidade? Quem perderia o que nessa mudança? (a perda pode ser inconcebida e irracional também. Tipo "se permitirmos gays no mundo, todos se tornarão gays e a raça humana não procriará e sumira do mundo!")

Espero ter ajudado.