1
resposta

Como passar para a zona de aprendizagem

1. Pense em uma situação de aprendizagem que você já viveu e que teve dificuldades em sair da zona de estresse. Como foi essa situação? O que o deixou preso na zona de estresse?

Uma situação de aprendizagem recorrente em minha vida é o processo de aprender a programar. Inicialmente, consigo evoluir bem, entendendo os conceitos básicos e me sentindo motivado. Porém, ao chegar em tópicos como laços de repetição e incrementos, minha mente trava. Isso me gera estresse e frustração, impedindo meu progresso. Já enfrentei essa dificuldade várias vezes, e, ao tentar superá-la, costumo buscar vídeos e conteúdo na internet para finalizar as tarefas. No entanto, por algum motivo, o estresse persiste, e acabo desistindo do aprendizado.

Percebo que esse padrão não ocorre apenas com programação, mas também com outras modalidades de estudo, como o aprendizado de idiomas. No início, me sinto engajado, absorvendo o básico com facilidade, mas, à medida que o conteúdo se torna mais complexo, como a conjugação verbal ou estruturas avançadas, sinto-me travado. Isso resulta em frustração semelhante, me deixando preso em uma zona de estresse que dificulta meu avanço.

2. Liste 3 atitudes diferentes que você pode ter na próxima vez para não cometer os mesmos erros e passar rapidamente para a zona de Aprendizagem.

• Persistir e não desistir: Lembrar que dificuldades fazem parte do processo e buscar maneiras de lidar com elas sem abandonar o objetivo.
  • Revisar conteúdos iniciais: Reforçar os conceitos básicos até identificar exatamente o ponto onde a dificuldade surge, construindo uma base sólida para avançar.
  • Planejamento contínuo de aprendizagem ativa: Estabelecer um cronograma de estudo regular e interativo, incluindo prática constante e aplicação dos conhecimentos em projetos ou situações reais, como resolver pequenos problemas em programação ou participar de conversações no idioma, para internalizar o aprendizado de forma mais prática e eficaz.
1 resposta

Oi, Raphael! Como vai?

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a comunidade Alura. Interessante sua reflexão sobre as dificuldades que surgem quando o conteúdo fica mais difícil. Como você falou, é normal se sentir travado, mas o importante é não desistir. Suas atitudes, como persistir e revisar os conteúdos iniciais, são ótimas formas de superar esses desafios e continuar evoluindo.

Compartilho uma dica: quando o conteúdo parecer complicado, tente dividi-lo em partes menores e vá praticando uma por uma. Isso pode ajudar a reduzir a frustração e tornar o aprendizado mais fácil. Mesmo que seja partes bem pequenas, o importante é ter algum progresso no conteúdo.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada e boa sorte nos estudos!

Abraços!