2
respostas

Como organizar os nomes dos meses nas colunas com uma lista suspensa?

Olá, boa tarde! Em uma planilha fictícia, eu criei uma lista suspensa de anos (como se fosse um filtro), e os nomes dos meses dos gráficos de colunas foram desorganizados. Como faço para organiza-los de forma correta ( Janeiro, Fevereiro, Março, Abril, e etc).

2 respostas

Oi Eduardo, tudo bem?

Fiz alguns testes e a forma que realmente funcionou foi criando uma tabela contendo uma coluna com o nome dos meses e outra coluna com as numerações correspondentes a esses meses: 1,2,3 [...] . E em seguida, no Power Query, eu juntei as tabelas e por fim ordenei com a coluna originada da mesclagem das tabelas. Abaixo deixo os passos:

1. Criar uma Tabela com Meses e Ordens:

• Crie uma tabela com duas colunas: uma com os nomes dos meses (Janeiro, Fevereiro, etc.) e outra com números de 1 a 12 (para indicar a ordem dos meses).
  2. Juntar as Tabelas:

• No Power BI, vá para o Power Query (Transformar Dados). Selecione sua tabela de dados original e utilize a opção Mesclar Consultas para combinar sua tabela original com a tabela de meses que você criou. Conecte-as pela coluna Mês.

IJanela mesclar do Power Query, está selecionado a coluna Nome mes da tabela dados_vendas mensal e está selecionado a coluna mes da meses_indice. Há uma opção tipo de junção e ela está definida como externa esquerda

• Expanda a tabela mesclada e inclua a coluna ÍndiceMes na sua tabela original.

na coluna meses_indice há um ícone no cabeçalho no lado direito, ele está selecionado. O menu suspenso a opção expandir está selecionada e está selecionada a coluna índiceMes

3. Ordenar os Meses:

• Agora, na tabela original, selecione a coluna Mês e vá em Classificar por Coluna. Escolha a coluna ÍndiceMes para organizar os meses na ordem certa.

Power BI tela inicial. A coluna meses_indice na tabela original e a aba ferramentas de coluna está selecionada. Há uma opção classificar por coluna, está selecionada meses_indices.ÍndiceMes

Pronto! Agora seus meses aparecerão na ordem correta nos gráficos.

Espero que isso ajude! Qualquer dúvida, estou à disposição.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Monalisa, boa tarde!

Deu certo! Salvou! Obrigado!!