Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como obter o dia da semana no anaconda Júpiter?

Oi!

Tal como foi feito no vídeo 3 da aula 3, onde é analisada a sazonalidade de vendas diárias da 'Chocolura', eu tentei extrair o nome do dia da semana da tabela, mas deu esse erro (foto 1):

" 'DatatimeProperties' has no attribute weekday_name "

Gostaria de saber se há outro jeito de obter o dia da semana, sem ser esse comando? Tentei outro método, mas também não deu certo (foto 2).

Foto2Foto 1

4 respostas
solução!

Oi Jefferson! Tudo bem com você?

Você pode utilizar o dt.day_name() para obter o nome do dia da semana como no exemplo:

vendas_por_dia['dia_da_semana'] = vendas_por_dia['dia'].dt.day_name()
vendas_por_dia

No entanto, os dias da semana formados por esse comando são retornados em inglês, o que pode te atrapalhar um pouco se você tiver dificuldade com essa língua.

Outra opção, é utilizar replace para trocar os valores correspondentes de cada dia da semana, como no exemplo:

vendas_por_dia['dia_da_semana'] = vendas_por_dia['dia'].dt.weekday
vendas_por_dia.replace({0: 'Segunda', 1: 'Terca',2:'Quarta',3:'Quinta',4:'Sexta',5:'Sabado',6:'Domingo'})

Eu espero ter te ajudado! Se surgir outra dúvida estarei à disposição ;-)

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Deu certo! Obrigado, Mirla!

No entanto, o quê será que significa esse erro, que deu quando eu tentei ver a média através dos agrupamentos?

Erro de agrupamento

Oi Jefferson!

Por nada, fico muito feliz que tenha dado certo!!

Essa mensagem não é um erro em si, ela é mais uma mensagem de aviso. Ela ocorre pois a forma como a função groupby está sendo manuseada se tornará obsoleta na próxima atualização do pandas. Então, até que a nova atualização não apareça, essa linha de código irá funcionar corretamente com essa mensagem de aviso. Para evitar um erro após a atualização e remover esse aviso, você pode colocar a seleção de colunas entre dois colchetes, da seguinte forma:

vendas_agrupadas = vendas_por_dia.groupby('dia_da_semana')[['vendas', 'aumento', 'aceleracao']].mean().round()

Eu espero ter te ajudado! Se surgir outra dúvida estarei à disposição ;-)

Bons estudos!

Muito obrigado, Mirla!