1
resposta

Como o compilador distingue qual o tipo de exceção a lançar

Prezados, Caso não haja um tratamento específico para o código passível de erro, o compilador em caso de ocorrência deste erro vai lançar a exceção e trazer no STACK / PILHA da exceção o erro específico, por exemplo STACKOVERFLOWEXCEPTION.

Como o compilador descobre qual exceção específica a lançar, e no caso de exceções customizadas como fazer com que uma se comporte como uma exceção nativa, sendo lançada após a ocorrência de um erro em específico?

Agradeço antecipadamente.

1 resposta

Olá José, tudo bem com você?

Peço desculpas pela demora em obter um retorno.

Se um erro ocorrer e não for tratado, o Java irá propagar a exceção para o código que chamou o método atual. Se a exceção não for tratada lá, ela continuará sendo propagada até chegar ao método main. Se a exceção não for tratada em nenhum lugar, o programa será encerrado e uma mensagem de erro será exibida com informações sobre o problema, incluindo o tipo da exceção, uma descrição do erro e o rastreamento da pilha (stack trace). A mensagem de erro exibida quando ocorre uma exceção não tratada é definida internamente no Java.

No caso de exceções nativas do Java, como StackOverflowError, elas são lançadas automaticamente pelo sistema quando ocorre um estouro de pilha (stack overflow), ou seja, quando há um número excessivo de chamadas de métodos aninhados sem que haja espaço suficiente na pilha de execução.

Para exceções customizadas, você pode criar suas próprias classes de exceção estendendo a classe Exception ou alguma de suas subclasses, como RuntimeException ou IOException. Por exemplo, para criar uma exceção personalizada chamada MinhaExcecao, você pode fazer o seguinte:

public class MinhaExcecao extends Exception {
    public MinhaExcecao() {
        super("Mensagem de erro da MinhaExcecao");
    }
}

Ao lançar a exceção personalizada, você pode usar o comando throw seguido de uma instância da classe de exceção:

throw new MinhaExcecao();

Resultado

Exception in thread "main" MinhaExcecao: Mensagem de erro da MinhaExcecao
    at OrdenaStrings.main(OrdenaStrings.java:53)

Dessa forma, você pode criar exceções personalizadas que se comportam de maneira semelhante às exceções nativas do Java. É importante observar que, ao criar exceções personalizadas, é uma boa prática fornecer informações específicas sobre o erro lançado, como uma mensagem de erro descritiva ou até mesmo parâmetros relevantes para ajudar no tratamento da exceção.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!