Como criar a integração harmoniosa entre os silos de grande empresa pública com mais de quarenta anos de vida?
Como criar a integração harmoniosa entre os silos de grande empresa pública com mais de quarenta anos de vida?
Olá Isabela.
Tudo bom?
Eu penso que se essas empresas não entenderam que essa barreira é prejudicial na sua manutenção no mercado, as coisas tenderão a piorar. Hoje, com as mudanças que temos, toda empresa precisa ser capaz de se adaptar e responder ao fluxo constante de novas informações. Pode ser que esse receio seja sintoma de falta de conhecimento sobre frameworks ágeis e estudos de casos. Mas eles existem. O primeiro passo é diagnósticar os pontos que estão enrijecendo a empresa, que não permitem a adaptação às mudanças e se posicionar em relação a novas informações constantes.
Bons estudos e abraços =)
Eu também trabalho em uma empresa pública de muitos anos de vida, e as vezes, acho que existe uma especialização funcional excessiva das atividades e das pessoas, o que favorece a criação de hierarquias mais fortes, burocráticas e lentas. Acredito que naquele sentido de especializar/padronizar para tornar mais rápido e ganhar em economia de escala, mas diminuindo a agilidade.
Se perde totalmente a noção da geração de valor do negócio que o professor comentou. Ninguém sabe porque está fazendo aquela atividade e o que ela está gerando de valor.
Talvez, se começarmos a diminuir essa especialização funcional, dar um pouco de visão cliente/produto nas estruturas já comece a direcionar a empresa para geração de valor. É preciso pensar em formas que vão fazer com que cada pessoa que trabalhe entenda o que está gerando de valor.
Temos visto algo assim nas comissões de trabalho temporárias que são criadas para determinados assuntos. É muito comum existir essas comissões nas empresas públicas como forma de dar agilidade para alguma questão. Ela normalmente é multifuncional e integra várias áreas e as pessoas sabem bem o objetivo e o valor que se espera gerar com o trabalho sendo realizado.
Usar essa boa experiência das comissões também é um caminho que pode ser explorado. Talvez, tornando-as um pouco menos temporárias com a criação de squads dentro da empresa por produto ou por área de negócio.
Olá Mário.
Tudo bom?
Agradeço muito por compartilhar seu relato conosco, pois com certeza agregará para a discussão. Na sua mensagem, sobre uma especialização funcional excessiva das atividades e das pessoas, me lembrou, fazendo contraposição a isso, a ideia de profissional em T. Não sei se isso pode agregar ao tópico, mas fica aí para quem tiver curiosidade :)
Abraços a todos =)
Olá, Daniela.
Com certeza, o "Profissional em T" é mais uma ideia/estudo que ratifica essa necessidade de dimininuir a especialização excessiva que existe hoje no sentido de buscar mais importância e significado no trabalho. Acho interessante também esse conceito Job characteristic theory, apesar de ser um estudo/pesquisa mais antigo, mas bastante apropriado para o momento atual.
Abraços.