1
resposta

Como lidar com algumas situações que preocupa um líder hoje?

Prezados,

Gostaria de trazer três tópicos para discutirmos, e que são preocupações que percebo em muitos líderes atualmente:

- Como lidar com situações em que a falta de clareza e foco na delegação de atividades pode acabar desmotivando os liderados?

- O que fazer quanto a insegurança do líder em relação a pedidos e solicitações junto aos liderados, principalmente quanto ao fato do líder ter receio de ser autoritário?

- Quais as dicas para que um líder saiba dizer "não" no momento certo, principalmente nos momentos em que ele precisa defender a equipe de pedidos "abusivos" de outras áreas/lideranças?

Obrigado!

1 resposta

Oi Sylvio,

Que incrível você ter compartilhado essas questões. Vou apresentar meu ponto de vista. =)

• Como lidar com situações em que a falta de clareza e foco na delegação de atividades pode acabar desmotivando os liderados? Acredito que a comunicação faz toda diferença, principalmente nesse contexto. Às vezes não fica claro o porquê tal tarefa é importante, parece que foi uma ordem e as pessoas não estão mais dispostas a seguir a máxima "Manda quem pode, obecede quem tem juízo". O mercado previligia quem sabe trabalhar de forma colaborativa e a comunicação dá sentido a isso.

• O que fazer quanto a insegurança do líder em relação a pedidos e solicitações junto aos liderados, principalmente quanto ao fato do líder ter receio de ser autoritário? Mais um contexto que noto que o diferencial para tornar uma relação mais assertiva é a comunicação, argumentação e negociação. Quando o outro entende a importância, aumenta-se as chances de melhorar o engajamento na ação. Inclusive relembrar o fato de que em nosso dia a dia profissional vão existir coisas que amamos fazer e outras que nem tanto, mas que fazem parte das nossas atribuições.

• Quais as dicas para que um líder saiba dizer "não" no momento certo, principalmente nos momentos em que ele precisa defender a equipe de pedidos "abusivos" de outras áreas/lideranças? Acredito que se solidarizar pode gerar aproximação. "Eu sei que está puxado para vocês, está para mim também, mas temos que nos focar nessa demanda por conta de x,y e z (argumentar que faz parte da estratégia do negócio), destacar a importância que a equipe tem e se possível (para não dizer que é fundamental), criar estratégias de reconhecimento da equipe e fomentar a troca de ideias para juntos lidar com diferentes questões, inclusive essas que demandam mais energia mental para resolver. Uma tática, se é que posso chamar assim, que me ajudou muito foi aprender a falar "Não agora". Talvez seja um não eterno, mas ajuda a não criar aquela sensação de que a equipe tem voz ativa nas decisões.