1
resposta

Como inserir um argumento de data em um painel

Prezados,

Tenho uma planilha com a data inicial e a data final de execução de um projeto e preciso, através de um único filtro, filtrar as linhas que estejam em alguma parte dentro da data informada no filtro. Explico melhor: Quero filtrar todos os projetos que estavam em execução entre 01/01/2022 e 10/10/2022. Como exemplo tenho as seguintes datas: Data Inicial| Data final | Projeto 01/01/2021|10/01/2022|A 10/01/2022|10/11/2022|B 01/02/2022|10/02/2022|C 01/01/2020|10/01/2021|D 01/01/2023|10/01/2024|E

Portanto, aplicando o filtro com as datas informadas acima ele precisa apresentar apenas as linha A, B e C, que de alguma forma estão dentro do intervalo dado. Entretanto, quero que as datas do filtro sejam dinâmicas, informadas pelo usuário no painel. Como faço isso?

1 resposta

Olá, Arsênio, tudo bem?

Neste caso, o que eu sugiro é que você trabalhe com slicer (filtro), para que o usuário possa escolher um intervalo de datas e filtrar os projetos com base nesse intervalo. Abaixo deixo alguns passos que você poderá seguir.

  • Você pode criar uma tabela de datas no Power Query, há uma função chamada List.Dates que poderá te ajudar nesse processo.

  • Depois de criar a tabela de datas, você pode criar uma relação entre a tabela de datas e a tabela de projetos, usando as colunas de data inicial e data final dos projetos.

  • Em seguida, você pode adicionar um slicer ao seu relatório (você pode escolher o visual Segmentação de Dados) e usar a coluna de data da tabela de datas para esse slicer. Com isso o usuário poderá selecionar um intervalo de datas no slicer.

  • Ao fim, você pode adicionar um filtro de visualização ao seu relatório que filtra os projetos com base nas datas selecionadas no slicer. Isso pode ser feito usando a função CALCULATE em uma medida, juntamente com a função FILTER para filtrar as linhas da tabela de projetos que estão dentro do intervalo de datas selecionado.

Os passos acima é apenas uma sugestão, destaco que poderá ser necessário fazer algumas adaptações.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!