Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como implementar a segurança?

No geral gostei do curso, mas senti falta do tópico "segurança". No meu caso, a fim de restringir o acesso aos recursos, eu preciso autenticar os requests e pretendo fazê-lo validando um token que estará inserido no header, para tanto, eu preciso "interceptar" os requests e fazer tal validação antes que os métodos do webservices sejam chamados. Estou em dúvida se essa abordagem que estou supondo é razoável ou ruim e também não sei como interceptar os requests. Se alguém puder dar uma luz, fico grato.

2 respostas

Oi David,

No mundo REST usa se muito OAuth para fazer a autenticação e autorização. Vc tbm pode utilizar algo que o HTTP te oferece como Basic ou Digest Authentication.

No entanto o JAX-RS não define muito como trabalhar com estes padrões e e delega isso para outros framewoks (no entanto há um SecurityContext no JAX-RS).

Frameworks que se preocupem com a segurança são o JAAS (JavaEE), Apache Shiro ou Spring Security mas nada impede fazer algo caseiro usando um Filter do mundo Servlet.

Qq dúvida pergunte mais.

abs, Nico

solução!

Obrigado pela orientação, Nico. Venho tentando implementar a parte de segurança com o Spring Security + Spring Oauth, depois de bastante pesquisar me parece que é a melhor alternativa.