Olá Thailan, tudo bem?
A sintaxe que você mencionou é a declaração de um tipo genérico em Kotlin. A letra "T" representa um tipo genérico que será definido posteriormente, assim como a letra "R".
Essa sintaxe é muito utilizada em funções e classes que precisam ser flexíveis em relação ao tipo de dado que irão manipular. Dessa forma, é possível criar uma função que possa receber diferentes tipos de parâmetros e retornar diferentes tipos de resultados, sem precisar criar uma função para cada tipo.
No seu exemplo, a função map é uma extensão da interface Iterable, que é uma interface que define um conjunto de operações que podem ser realizadas em coleções de dados. A função map recebe como parâmetro uma função transform que recebe um tipo T e retorna um tipo R.
O tipo R é utilizado para definir o tipo de dado que será retornado pela função map. No caso do seu exemplo, a função map retorna uma lista do tipo R.
O tipo T é utilizado para definir o tipo de dado que será recebido como parâmetro pela função transform. No seu exemplo, a função transform recebe um parâmetro do tipo T.
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre generics em Kotlin. Se tiver mais alguma pergunta, não hesite em perguntar.
Espero ter ajudado e bons estudos!