quero saber como faz nesse caso ai, colocar o method delete e o put estou tendo dificuldades pra entender o CRUD
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
quero saber como faz nesse caso ai, colocar o method delete e o put estou tendo dificuldades pra entender o CRUD
Olá Pedro, tudo bem?
Para adicionar os métodos HTTP DELETE e PUT em uma aplicação web, é necessário utilizar o protocolo REST (Representational State Transfer). O CRUD, por sua vez, é uma abreviação para as quatro operações básicas em um sistema que trabalha com banco de dados: Create, Read, Update e Delete.
No caso específico do Spring MVC, você pode utilizar as anotações @RequestMapping e @PathVariable para mapear as requisições HTTP para os métodos do seu controller. Para o método DELETE, você pode utilizar a anotação @DeleteMapping e para o método PUT, a anotação @PutMapping.
Segue um exemplo de como ficaria o código do seu controller para a operação de DELETE:
@DeleteMapping("/usuarios/{id}")
public ResponseEntity<Void> deletarUsuario(@PathVariable Long id) {
// código para deletar o usuário com o id informado
return ResponseEntity.noContent().build();
}
Nesse exemplo, a URL "/usuarios/{id}" é mapeada para o método deletarUsuario, que recebe o parâmetro id através da anotação @PathVariable. A resposta HTTP é configurada através do objeto ResponseEntity.
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Qualquer outra pergunta, é só falar!
Espero ter ajudado e bons estudos!
Oi!
Temos outro curso similar que mostra como fazer um CRUD completo: https://cursos.alura.com.br/course/java-spring-primeira-aplicacao-web