Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como eu vou saber qual o exception eu tenho que tratar?

Olá meus amigos, tudo bem? estou aqui ralando com o curso de java e queria fazer duas perguntas? 1 - Quando eu estou construindo um programa como eu sei se terei ou nao que usar um try catch? Por exemplo, como eu sei que seria mais interessante usar esse recurso do que usar um else{ sysout("Saldo Insuficiente") Dentro desta mesma dúvida: e como eu sei qual é o local onde eu devo usar o try catch e qual o tipo de exceção eu devo tratar?

2 - Em que momento será falado sobre armazenamento em banco de dados? nao sei nada de banco de dados e queria saber qual o curso que me ensina isso aqui dentro da plataforma.

Parabens pelas aulas e obrigado!

4 respostas
solução!

1 - Primeiramente vc deve compreender as diferenças entre um try/catch e if/else, Try/Cath são para tratamentos de exceções e erros que podem acontecer em alguma parte do seu código. Já ElSE que tu colocou na pergunta é um código de estrutura de condição diferentemente do Try/Catch.

Exceção : Uma exceção representa uma situação que normalmente não ocorre e representa algo de estranho ou inesperado no sistema.

Erros

Os erros em Java são um tipo de exceção que também podem ser tratados. Eles representam problemas na máquina virtual e não devem ser tratados em 99% dos casos, já que provavelmente o melhor a se fazer é deixar a JVM encerrar (ou apenas a Thread em questão).

Imagina esse cenário :

class Teste {
    public static void metodo() {
        new java.io.FileInputStream("arquivo.txt");
    }
}

Criou um objeto FileInputStream passando um nome de arquivo arquivo.txt. Imagina se este arquivo não exista vai gerar um erro por isso o uso do try/catch, para poder tratar essas exceções que podem acontecer inesperadamente no seu código.

Já para saber as exceções isso com o tempo vc vai aprendendo mais o bom é saber conhecer os tipos de exceções.

Exceções Checked e Unchecked

Para trabalhar com exceções você precisa saber capturá-las , trata-las e propaga-las, o que não considero uma tarefa muito difícil. O problema em tratar exceções é saber quando uma exceção é checked ou unchecked.

Exceções Checked

São exceções que devem ser obrigatoriamente tratadas. Quando uma exceção herda java.lang.Exception ela é checked. Exemplos: FileNotFoundException, IOException, ParseException , etc. Mais exceções checked aqui.

Exceções Unchecked

São exceções que tem tratamento opcional. Quando uma exceção herda java.lang.RuntimeException ela é unchecked. Exemplos: IndexOutOfBoundsException, NumberFormatException, ArithmeticException , etc. Mais exceções unchecked

Sobre o Banco de Dados tem curso da Alura segue link :

Esse aqui é java com banco de dados :

https://cursos.alura.com.br/course/jdbc

Esses aqui é de Banco de Dados linguagem SQL.

https://cursos.alura.com.br/course/introducao-a-banco-de-dados-e-sql

https://cursos.alura.com.br/course/banco-de-dados-e-sql-complexas

@Roger, muito obrigado pela ajuda. Vou só terminar o meu curso de collections aqui e depois eu vou para os cursos de MY SQL e depois faço o outro de java que você indicou. Obrigado meu irmao, muito obrigado mesmo!

Pablo estamos ai para se ajudar, dá como solucionado para não deixar aberto este tópico. !!! Valeu Pablo !!!

Pablo dá como solucionado !!! Valeuuuu !!