1
resposta

Como estabelecer comunicação assertiva em um mundo cada vez mais digitalizado?

Trabalho como tutor EaD em uma faculdade particular em São Paulo e percebo que a comunicação da minha liderança para com a equipe (60 tutores EaD) é sempre pautada em cima do "tem que". Ou seja, a todo instante temos que fazer mais e mais atividades em relação ao suporte aos alunos. Isso, ao meu ver, gera um desgaste e uma ansiedade em relação ao "o que será que irão pedir amanhã?" Diante disso, é que surgiu a minha dúvida: será que o trabalho remoto e a comunicação mediada pelas videoconferências ("lives") fazem com que os líderes, em busca de objetividade, adotem uma comunicação diretiva, sem contextualização e pontuação da importância das ações? O que fazer para evitar essas condutas que podem gerar o efeito contrário ao desejado (realização e entrega das atividades solicitadas)?

1 resposta

Olá, Silvio. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar suas experiências conosco.

A comunicação assertiva consiste em passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo a resposta desejada. Então, a partir do momento que a comunicação que acontece é só delegar atividades, sem contextualizar e construir sentido há uma falha na comunicação e não é considerado assertividade. É importante desenvolver esse entendimento.

E para lidar com as comunicações a distância e construí-las da melhor forma possível, é importante, estudar, se desenvolver, colocar em pratica e estar aberto aos feedbacks, e fazer perguntas "está tudo bem?"; "entenderam"; "alguma pergunta".

O que acha?

Bons estudos!