Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como esconder API Key

Estou fazendo um projeto em Java (sem framework), onde tenho que acessar uma API externa utilizando uma API Key. Gostaria que, quando subisse o projeto para o github, minha API Key não fosse exposta e ficasse segura. Ouvi dizer que teria que criar um arquivo .env, mas não sei o que é isso e acho que não soube procurar na internet :~ Alguém pode me ajudar nessa? :')

1 resposta
solução!

Oi Rebeca! Tudo bem?

O arquivo .env é um arquivo de ambiente onde você pode armazenar variáveis de configuração que não devem ser expostas publicamente, como suas chaves de API. Para usar um arquivo .env em um projeto Java, você pode seguir estes passos:

  1. Crie suas variáveis de ambiente. As variáveis de ambiente são variáveis que você cria no seu computador para armazenar os dados sensíveis. Para criar as suas variáveis de ambiente, você pode seguir o passo a passo desse artigo: https://www.alura.com.br/artigos/configurar-variaveis-ambiente-windows-linux-macos

  2. Crie um arquivo .env na pasta raiz do seu projeto: Este arquivo conterá suas variáveis de ambiente. Por exemplo:

    API_KEY=sua_api_key_aqui
    
  3. Adicione o arquivo .env ao seu .gitignore: Isso evitará que o arquivo .env seja rastreado e enviado ao GitHub. Simplesmente adicione a linha .env ao arquivo .gitignore no seu projeto.

  4. Leia o arquivo .env no seu código Java: Você pode usar uma biblioteca como dotenv-java para carregar as variáveis de ambiente do arquivo .env. Primeiro, adicione a dependência ao seu projeto. Se você estiver usando Maven, adicione isso ao seu pom.xml:

    <dependency>
        <groupId>io.github.cdimascio</groupId>
        <artifactId>dotenv-java</artifactId>
        <version>5.2.2</version>
    </dependency>
    

    Em seguida, no seu código, você pode carregar e usar a API Key assim:

    import io.github.cdimascio.dotenv.Dotenv;
    
    public class Main {
        public static void main(String[] args) {
            Dotenv dotenv = Dotenv.load();
            String apiKey = dotenv.get("API_KEY");
            System.out.println("Minha API Key é: " + apiKey);
            // Use a apiKey para fazer chamadas à API
        }
    }
    

Com esses passos, você consegue manter sua API Key segura e fora do GitHub.

Espero ter ajudado! Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software