Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como devemos proceder com um problema que tem mais de um porque?

Em determinadas situações eu me deparei, aplicando os 5 porquês , que chegávamos a dois ou mais porquês para o mesmo problema. Por exemplo, no caso de baixa de vendas podemos ver dois porquês: 1- Porque estamos divulgando pouco 2- Porque nossos vendedores estão mal treinados. Isso acaba por gerar uma ramificação de porquês diferentes. Como proceder em um caso desses?

2 respostas
solução!

Oi Matheus!

Repare que o processo de Design Thinking é um processo cíclico, ou seja, sempre estamos abertos para mais melhorias e abrir mais o nosso escopo do nosso problema a cada iteração.

A ideia dos 5 porquês é ajudar a convergir, ou seja, a definir o escopo do problema a ser tratado. Na maioria das vezes haverá mais de um porquê para o mesmo problema, e caso você tente resolver todos de uma vez, você divergirá mais ainda do foco em que você pretende resolver neste ciclo.

O ideal é você seguir com somente um dos porquês que você encontrou, e tentar convergir no problema que você considera o mais importante para ser resolvido no ciclo atual. Após a finalização desse ciclo, você pode começar mais uma iteração e partir para a resolução daquele outro porquê. Dessa forma você conseguirá resolver mais problemas de uma forma bem mais direcionada.

Espero ter ajudado e que esteja curtindo o curso! Muito sucesso e bons estudos!!

Obrigado pelo retorno meu caro. Realmente, é preciso atacar um problema por vez. Suponho que esse era o ponto que eu realmente estava perdendo. Abraço.