3
respostas

Como descrever as opções para que elas sejam visíveis ao chamador.

Prezados instrutores,

O desafio da data foi bem interessante, mas eu achei que deveria ir além e criei um arquivo procedural com 6 opções de retorno. a função formatar_data(data_bruta, opcao) retorna uma string com a data formatada (se for chamada externamente) ou imprime a string se for executada diretamente, mas aí a data_bruta receberia datetime.now() e a entrada opcao receberia 0, que retorna a data no formato dd/mm/yyyy. O problema é que temos outras 4 opções e o default que é a data completa no formato dd/mm/yyyy hh:mm:ss.s Sou novo no python e gostaria de saber, em python, qual a melhor opção para listar àqueles que desejarem chamar a função formatar_data(parâmetros) o que significa cada opção.

Como resolver esse dilema em Python?

3 respostas

Sempre há diversas maneiras de se chegar no mesmo resultado. Os critérios de "melhor" varia de projeto para projeto, e em geral costuma ser baseado em critérios de performance, tanto de funcionamento quanto de manutenção/implementação que você só verá diferença em projetos que exijam grande processamento, o que não é o caso.

Visto isso, a melhor sugestão é lhe sugerir que veja o curso: Design Patterns Python I: Boas práticas de programação, e o II posteriormente, também os cursos de Algorítmos, que te darão diversos exemplos práticos de tipos e estrutura de códigos, te dando o conhecimento necessário para você poder dizer "o que é melhor" para tal projeto, ou pelo menos uma direção de como chegar nessa resposta.

Agora se você só quer uma luzinha para resolver esse problema, você pode usar dicionário e passar no parâmetro da função a chave que dá acesso ao PATTERN que desenha o tipo de data/hora desejada... Isso já evita de ficar usando um monte de if else

Prezado Thiago Matos , Bom dia!