1
resposta

Como criar a tela(rota) Admin sem Header e Footer ?

No arquivo routes.tsx foi adicionado a seguinte linha <Route path='admin/:user' element={<Admin />} />

Dentro de src/pages criei a pasta Admin com seu respectivo index.tsx. E codei as seguintes linhas:

`import NotFound from "pages/NotFound"; import { Route, Routes, useParams } from "react-router-dom";

export default function Admin() {

const parametros = useParams();

if(parametros.user != 'luan'){
    return <NotFound/>;
}

return (
    <>
        <p>Usuário Logado</p>
    </>
);

} `

Como posso fazer uma tela ou rota em separado, para o header e o footer não ficarem visíveis?

1 resposta

Oi Luan, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Pelo que entendi, você deseja criar uma tela ou rota de administração onde o header e o footer não fiquem visíveis. Uma maneira de fazer isso é utilizando o componente Route do React Router para renderizar a página desejada sem incluir o header e o footer.

Para isso, você pode criar uma nova rota para a página de administração dentro do arquivo routes.tsx e definir um novo componente para essa rota que renderize apenas o conteúdo da página de administração sem incluir o header e o footer. Por exemplo:

<Route path='/admin/:user' element={<AdminLayout />}>
  <Route path='/' element={<AdminHome />} />
  <Route path='usuarios' element={<AdminUsuarios />} />
</Route>

No exemplo acima, estamos definindo uma rota para a página de administração com o caminho "/admin/:user". Essa rota irá utilizar o componente AdminLayout que irá renderizar o conteúdo da página de administração sem incluir o header e o footer. Em seguida, estamos definindo rotas internas para a página de administração, como a rota "/usuarios" que irá renderizar o componente AdminUsuarios.

Para criar o componente AdminLayout, você pode utilizar a propriedade children do componente Route para renderizar o conteúdo da página de administração e aplicar um CSS para esconder o header e o footer. Por exemplo:

import { Route } from 'react-router-dom';

const AdminLayout = ({ children }) => {
  return (
    <div className="admin-layout">
      {children}
    </div>
  );
};

No exemplo acima, estamos definindo o componente AdminLayout que irá receber a propriedade children com o conteúdo da página de administração. Em seguida, estamos renderizando esse conteúdo dentro de uma div com a classe "admin-layout", que poderá ser utilizada para aplicar o CSS que irá esconder o header e o footer.

Para esconder o header e o footer, você pode utilizar um CSS para definir a propriedade display como none para esses elementos dentro da div com a classe "admin-layout". Por exemplo:

.admin-layout header,
.admin-layout footer {
  display: none;
}

No exemplo acima, estamos utilizando o seletor CSS ".admin-layout header" e ".admin-layout footer" para selecionar o header e o footer dentro da div com a classe "admin-layout" e definir a propriedade display como none, que irá esconder esses elementos.

Com isso, você terá uma página de administração que irá renderizar apenas o conteúdo da página sem incluir o header e o footer.

Espero que tenha te ajudado.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software