3
respostas

Como corrigir o nome de uma coluna?

Percebi que cometi um erro de digitação quando criei uma tabela (era para escrever ENDERECO e escrevi ENCERECO). Como corrijo este erro?

Deduzi que o comando para arrumar isso seria algo na linha: ALTER TABLE nome_tabela CHANGE ()

Isso foi meu chute, e minhas tentativas apresentaram erro de sintaxe. Entretanto, ele não me deu uma pista de como seria a forma correta, me orientou a consultar o manual. Aproveito para tirar essa dúvida também: Onde encontro o manual?

3 respostas

Olá, Pedro, tudo bem?

Para corrigir o nome de uma uma tabela no MySQL, você pode utilizar o comando ALTER TABLE com a cláusula RENAME TO. A sintaxe correta é a seguinte:

ALTER TABLE nome_da_tabela RENAME TO novo_nome_da_tabela;

No seu caso, se você digitou "ENCERECO" em vez de "ENDERECO", a correção ficaria assim:

ALTER TABLE ENCERECO RENAME TO ENDERECO;

Quanto a documentação abaixo deixo o link da documentação oficial mysql e também do w3school que é bem simples e clara.

Ambas estão em inglês, mas você poderá utilizar a tradução automática.

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, é só recorrer ao fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Monalisa,

Na verdade o meu erro de digitação foi na coluna de uma tabela. Este código que você colocou aparentemente altera o nome da tabela. Vou explicar o caso específico: criei a tabela 'tbcliente', seguindo a video aula do professor. Nessa tabela, criei as colunas para cpf, nome, endereço... mas ao invés de escrever ENDERECO, escrevi ENCERECO. Como corrijo o nome da coluna?


```Opa Pedro,

você pode alterar pelo comando ou por tela mesmo clicando em cima da tabela com o botao direito e selecionando o 'Alter table', depois seleciona a coluna e renomeia

ALTER TABLE nome_da_tabela
CHANGE COLUMN `COLUNA_NOME_ERRADO` `COLUNA_NOME_CERTO` FLOAT;

No 'float' você coloca o tipo de data da coluna.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software