Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Como conhecer melhor o usuário

Por exemplo, estou desenvolvendo um produto que reduz o frizz do cabelo. Preciso saber as características do usuário: se é cabelo liso ou cacheado, se o cabelo é descolorido, se mora numa região quente do Brasil e/ou que chove muito, se o usuário tem cabelo oleoso/ seco/ poroso. É esse o caminho?

3 respostas
solução!

Olá Gabi, tudo bem?

Ótimas sugestões de perguntas!

Porém, quando estamos montando as perguntas para conhecer melhor o nosso usuário, precisamos também pensar em questões que não estão necessariamente ligadas ao nosso produto. Pergunte sobre algumas características do seu entrevistado, como: nome, idade, com o que trabalha, o que estuda, em que região mora, quais são seus objetivos e etc. Lembre-se que estamos em busca de entender todas as esferas do nosso usuário, até mesmo o que envolve dados demográficos, seus medos, objetivos e sonhos.

Mas lembre-se que você tem que seguir o ritmo do seu entrevistado ou da sua entrevistada: se você sentir que perguntas novas e interessantes para o projeto surgiram na hora da entrevista e a pessoa parece a vontade e com tempo, pode perguntar pois toda a informação é bem-vinda! Mas se você sentir que ele ou ela está com pressa ou não está se sentindo muito confortável, tente ser simpática e o mais breve possível, se atendo as perguntas mais necessárias para o seu produto.

Mas é isso aí Gabi! Você mandou bem!

Até mais!!

Completando o que a Gabriela Lima falou. Porque devo perguntar sobre as característica do entrevistado? Para que possamos criar um serviço focado nesse usuário, dessa forma ele vai se sentir mais confortável ao utilizar o seu produto.

Exemplo: se ela for uma dona de casa, tente colocar elementos baseados no cotidiano dela, para que assim ela possa ter uma experiência melhor e possivelmente ele voltara a utilizar o serviço.

Caso eu estiver errado Gabriela Lima, pode me corrigir sem problemas. kkkk

Olá Ruan! É isso aí, devemos fazer perguntas mais pessoais e não tão ligadas ao nosso produto porque elas nos ajudam a entender melhor as esferas em que o nosso usuário está inserido =)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software