1
resposta

Como conectar a minha API em um banco como SQL Server

Como posso fazer a conexão com outro banco de dados no Django Framework? No curso é mostrado o uso de um banco local, como eu poderia fazer isso para o SQL Server? o que eu precisaria mudar no código.

1 resposta

Olá, Adriano! Como vai?

Bom, para fazer isso, você precisará modificar o arquivo settings.py do seu projeto Django.

Primeiro, você precisará instalar o pacote django-pyodbc-azure com o comando pip install django-pyodbc-azure. Esse pacote é um backend do Django para o Microsoft SQL Server e o Azure SQL Database usando o driver ODBC do SQL Server.

Em seguida, no arquivo settings.py, você precisará alterar a configuração do banco de dados para algo semelhante a isto:

DATABASES = {
    'default': {
        'ENGINE': 'sql_server.pyodbc',
        'NAME': 'nome_do_seu_banco',
        'USER': 'seu_usuario',
        'PASSWORD': 'sua_senha',
        'HOST': 'localhost\\sqlexpress',  # ou o endereço do seu servidor SQL
        'PORT': '',

        'OPTIONS': {
            'driver': 'ODBC Driver 17 for SQL Server',
        },
    },
}

Certifique-se de substituir 'nome_do_seu_banco', 'seu_usuario' e 'sua_senha' pelos detalhes do seu banco de dados SQL Server. Se o seu servidor SQL Server não estiver na sua máquina local, substitua 'localhost\\sqlexpress' pelo endereço do servidor.

Por último, você precisará ter o driver ODBC do SQL Server instalado em sua máquina. No exemplo acima, estamos usando o 'ODBC Driver 17 for SQL Server', mas você pode precisar alterar isso dependendo da versão do driver instalada em sua máquina.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software