Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como cobrar pelos serviços??

Por exemplo, eu estou iniciando como um profissional autônomo de Social Media, e sou chamado/contratado para fazer essa gestão de redes sociais, sendo apenas uma ou mais redes.

Como saber quanto devo cobrar por esses serviços?? Ou se devo deixar o contratante estipular quanto ele esta disposto a pagar??

E também se devo cobrar, pelos serviços prestados, ou apenas pelos resultados obtidos?? Quando houverem resultados.

Se alguém puder me tirar essas dúvidas de alguma forma eu agradeço!! :)

2 respostas
solução!

Gustavo, essa é a principal dúvida de muitas pessoas começando a trabalhar nessa e em outras áreas como freelancer. E você vai ver muitas dicas por aí, mas a principal coisa que você precisa ter em mente na hora de cobrar pelo seu serviço é o seu PREÇO POR HORA.

Esse é o valor que você quer receber por hora trabalhada.

Agora o desafio é saber quanto cobrar por hora do seu trabalho. Faça uma estimativa dos seus custos fixos por mês (inclua tudo, como gastos com energia elétrica, internet, aquisição e manutenção de computadores, etc.) e some a isso o valor que pretende receber de "salário". Divida pela quantidade de horas que você pode trabalhar para os clientes por mês e terá um valor aproximado do quanto cobrar por hora de trabalho.

Note que você precisa de separar algumas horas de trabalho para você mesmo: para organizar sua rotina, pagar contas, divulgar o seu trabalho. Essas horas não serão remuneradas, mas alguém precisa fazer este trabalho, não é mesmo?

Na hora de dar o orçamento do seu trabalho (NUNCA DEIXE QUE O CLIENTE DÊ O PREÇO POR VOCÊ!) calcule quantas horas vai se dedicar ao projeto por mês e aí terá um valor aproximado do que deve cobrar mensalmente.

Condicionar a cobrança aos resultados do cliente é uma grande furada. Não recomendo, exceto em casos muito singulares.

Uma última dica: faça o seu networking, leia muito sobre o assunto e pergunte sempre que possível. Algumas coisas sua experiência própria é que vai ensinar, mas dá para aprender bastante com a experiência dos outros!

Espero ter ajudado, Gustavo. Abraços!

Nossa, obrigado, ajudou bastante muito mesmo Rodrigo. Deu para ter uma boa noção.

Thanks!!