No agile as adaptações ocorrem diariamente, se necessário, através das reuniões diárias e se prioriza a entrega ao cliente daquilo que pode lhe agregar mais valor. O cliente pode decidir se aquilo que ele recebeu já é suficiente e se atende sua necessidade evitando assim gastos desnecessários e desenvolvimento de itens que ele nem vai chegar a usar.
Devido à essa característica os problemas e desvios de objetivo e desperdício de recursos (tempo e dinheiro) podem ser detectados muito mais rapidamente no agile do que no waterfall.
Enquanto o waterfall a entrega do produto para o cliente ocorre muito tempo depois do início do projeto e muitas vezes somente nesse momento da entrega o cliente pode olhar o produto e dar um feedback. Por vezes não era bem aquilo o que o cliente imaginava e com isso perdeu-se muito tempo e dinheiro.
Para dimensionar os custos de um projeto em agile será necessário que o Product Owner já conheça a capacidade de entrega do time. Em times novos realmente fica difícil estimar assim de início mas deve ser levado em conta quanto custa a hora de traballho de cada desenvolvedor, quantas sprints se estima que o trabalho vai demandar...
Espero ter ajudado de algum forma. Minha esposa é Agile Coach e aprendi um pouco com ela.