Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como acessar IP estático da rede dentro de um container:

Criei um container, e agora preciso fazer acesso as informações de um IP especifico da minha rede onde roda o banco de dados. Como posso permitir esse acesso?

2 respostas
solução!

Fala aí Henrique blz?

Para fazer isso você precisa alterar a rede que seu container está rodando.

Quando você instala o docker são criado 3 redes para que seus containers possam rodar.

  • bridge - uma rede isolada do host, essa é a padrão quando você roda um container e não especifica nada

  • none - sem rede, seu container não tem rede alguma.

  • host - rede do host onde roda o docker deamon.

Para listar essas redes você pode usar o comando docker network list.

Para especificar a rede em que seu container deve usar você passa um parâmetro na hora de rodar o seu container --network

Por exemplo:

docker run -d --network host minhaImagem

Com o comando acima um container de minhaImagem rodará na mesma rede que o host.

O problema com essa abordagem no meu ponto de vista é a segurança. Pois a partir do seu container, é possível alcançar qualquer ativo da sua rede.

Para contornar esse problema, você pode criar uma rede própria através do comando docker network create [especificação da sua rede] e especificar o que essa rede pode acessar.

Se você quiser saber mais sobre como funciona a parte de redes no docker estou deixando o link da documentação:

https://docs.docker.com/engine/userguide/networking/

Espero ter ajudado.

Muito bom! Obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software