Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Comando Run não abre emulador (problema em settings.gradle)

Boa tarde gente, tentei rodar o código main no emulador de Android Pixel_3a_API_30_x86 e aparece este erro:

FAILURE: Build failed with an exception.

* What went wrong:
Could not open settings generic class cache for settings file 'C:\Users\Fernando\bytebank\android\settings.gradle' (C:\Users\Fernando\.gradle\caches\6.7\scripts\1fnwrr8g4rohfp291nvlxj5qe).
> BUG! exception in phase 'semantic analysis' in source unit '_BuildScript_' Unsupported class file major version 60

* Try:
Run with --stacktrace option to get the stack trace. Run with --info or --debug option to get more log output. Run with --scan to get full insights.

* Get more help at https://help.gradle.org

BUILD FAILED in 2s
Exception: Gradle task assembleDebug failed with exit code 1

A seguir vai o código presente no arquivo settings.graddle, onde dá problema na linha 3 e 4, em File() e Properties() respectivamente (Cannot resolve symbol).

include ':app'

def localPropertiesFile = new File(rootProject.projectDir, "local.properties")
def properties = new Properties()

assert localPropertiesFile.exists()
localPropertiesFile.withReader("UTF-8") { reader -> properties.load(reader) }

def flutterSdkPath = properties.getProperty("flutter.sdk")
assert flutterSdkPath != null, "flutter.sdk not set in local.properties"
apply from: "$flutterSdkPath/packages/flutter_tools/gradle/app_plugin_loader.gradle"

Se alguém souber de algo, por favor diga, uma boa tarde!

2 respostas

Estou com o mesmo erro, estou procurando soluções no stackoverflow

solução!

Encontrei uma solução porém não sanou todas as minhas dúvidas, abrirei outra pergunta no fórum para o novo problema.

A solução que encontrei só pode ser feita pelo Android Studio, então quem tiver o mesmo problema e usa o IntelliJ, aconselho migrar para o AS a menos que encontre outra solução.

Ao abrir o projeto no Android Studio, o mesmo problema ocorre, porém ao clicar em Tools => Flutter => Open for editting in Android Studio, ele abre uma página android do seu projeto (recomendo abrir na mesma tela), e começa a carregar as requisições do build.gradle, necessário para validar o settings.gradle.

Após terminar o carregamento (pode demorar bastante) clicar em File => Invalidate Caches / Restart... => Invalidate and Restart, para apagar a memória cache presente no Android Studio e da próxima vez que abrir o aplicativo, ele não der mais problema ao abrir a virtualização.