3
respostas

Colunas com Tipos distintos

Prezado (a), Boa noite!

Eu tenho uma dúvida, suponhamos que eu tenho uma coluna de "Data de atendimento", eu posso ter valores do tipo string ("Imediato") e valores do tipo data (25/08/2023) e eu quero criar um filtro em relação aos meses da data de atendimento, teria alguma forma de mesclar imediato com os demais meses ?

3 respostas

Oi, Thiago, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Uma possibilidade para lidar com a situação que você mencionou é criar duas colunas.

A primeira coluna vai conter uma expressão que vai identificar se o texto pode ser convertido em uma data, caso seja possível ele vai retornar a data, caso aconteça um erro o retorno será um espaço em branco. A expressão utiliza a função DATEVALUE para realizar a conversão e ISERROR para lidar com o erro , ficaria assim:

Data = 
IF(
    ISERROR((DATEVALUE(Planilha1[Data_de_atendimento]))),
    BLANK(),
    DATEVALUE(Planilha1[Data_de_atendimento])
)

Caso queira ler mais sobre essas funções recomendo a documentação abaixo que aborda mais informações:

A segunda coluna vai realizar a conversão das datas para limitar as informações apenas aos meses de atendimento. Para isso ela fará uso da função SWITCH. Ficaria assim:

Nome do mês = 
    SWITCH(
        MONTH(Planilha1[Data]),
        01, "Janeiro",
        02, "Fevereiro",
        03, "Março",
        04, "Abril",
        05, "Maio",
        06, "Junho",
        07, "Julho",
        08, "Agosto",
        09, "Setembro",
        10, "Outubro",
        11, "Novembro",
        12, "Dezembro",
        BLANK()
    )

Caso queira mais informações sobre a função SWITCH deixo a documentação abaixo:

O resultado ficaria assim:

Captura de imagem de uma tabela no Power BI com quatro colunas na ordem: ID, data de atendimento, data e nome do mês

A base de dados usada para realizar o teste está disponível neste link.

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Muito boa a sugestão, ao invés de preencher com o blank posso usar a função Today, porque se está imediato a data de atendimento é hoje.

Oi, Thiago,

Super interessante sua sugestão em utilizar a função TODAY() ao invés da função BLANK(). Continue se dedicando em seus estudos e caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum.

Abraços e bons estudos!