Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Coluna "Bloqueado" no Kanban

No curso básico do Kanban, salvo entendimento equivocado, a instrutora orientou que a coluna "bloqueado" não pode existir, em contraposição ao exposto pela instrutora do curso RH Ágil. Fica a dúvida, esta coluna deve ou não existir?

3 respostas
solução!

Ana, tudo bom?

A princípio devemos evitar uma coluna de bloqueados, pq? Quando temos uma coluna destinada a itens bloqueados a tendência é que comecemos a não tratar os itens bloqueados e eles fiquem se acumulando. Visto que eles deixam de estar diretamente no fluxo e necessitando de tratamento.

Em ambientes controlados, onde essa questão da necessidade de tratamento dos itens bloqueados é forte colocar uma coluna é permitido, mas (articularmente) não recomendado.

Veja que não existe uma regra para que ela não exista, mas inseri-la pode atrapalhar o fluxo de trabalho e servir como "depósito" de problemas ao invés de soluções.

Olá, Ana!

Acho que criar uma coluna de "bloqueio" no método Kanban não seja o ideal, porque o foco é justamente dar andamento e fluxo ágil nas entregas.

Talvez criar uma coluna de "bloqueio", em alguns casos, podem ser situações em que não dependem de você, que você deve aguardar por terceiros para resolver. Neste caso, no método Kanban, deve-se utilizar todos recursos para conseguir resolver.

Agradeço as informações de vocês, e fico feliz em ver que meu entendimento não foi equivocado. Manterei sempre em mente a questão do fluxo ágil e, apesar de orientado pela instrutora do curso, pretendo não aderir a prática. Valeu!