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Coletar requisito: Análise do produto

No Exercício Certificação PMP e CAPM parte 3_ Aula 1 - Atividade 16 Coletar os Requisitos Resposta da questão: falsa Explicação da resposta: O processo Coletar os requisitos se utiliza de onze ferramentas, no entanto, a análise de produto não é uma dessas ferramentas.

Embora a análise de produto não está listada nos tópicos das onze ferramentas do processo apresentado em aula, lendo o conteúdo de Benchmarking (uma das ferramentas) traz a seguinte definição:

"Benchmarking – Essa técnica consiste em buscar referências em algo já pronto. Por exemplo, se você nunca fez um carro e precisa fazer um, você analisa para o carro de uma outra montadora e faz uma comparação com o que pretende fazer."

Essa análise do carro de outra montadora, não seria uma análise de um produto?

Quanto ao protótipo? Poderia ser considerado um produto?

4 respostas

Oi Carlos,

Agradeço o feedback. Vou direcionar para o instrutor.

Boa noite Carlos, Tudo bem? Estou dando minha opinião e espero que possa esclarecer. Qualquer equívoco meu o instrutor poderá corrigir.

O processo "Coletar Requisitos", segundo o PMBook é definido como "Coletar os Requisitos é o processo de determinar, documentar e gerencias as necessidades e requisitos das partes interessadas a fim de cumprir os objetivos. O principal benefício deste processo é que o mesmo fornece a base para definição e gerenciamento do escopo do produto e do projeto"

No benchmarking dentro desse processo, olhamos produtos externos ao projeto e comparamos com o produto que será desenvolvido no escopo do projeto. A idéia é pegar ideias para melhorias no nosso produto, assim como boas práticas e uma base medir o desempenho do produto a ser desenvolvido

O protótipo não é o seu produto, você usa a prototipagem como ferramenta aqui nesse processo. Você faz um protótipo do seu produto, e avalia com os interessados para coletar feedbacks. A prototipagem permite que seu usuário veja e tenha uma interação com seu produto. É uma grande oportunidade para confirmar se um requisitos é realmente necessário, esclarecer entendimento e validar hipóteses.

Após esse processo, você terá uma série de informações que coletou através do benchmarking, protótipagem e outras ferramentas.

Tipicamente, você inicia o processo "Definir escopo", a definição desse processo é "Definir o escopo é o processo de desenvolvimento de uma descrição detalhada do projeto e do produto. O principal benefício desse processo é que ele descreve os limites do produto, serviço ou resultado e os critérios para aceitação."

Uma das ferramentas que você usa é a análise de produto. Nessa ferramenta você irá definir e detalhar os requisitos com base no que identificou na coleta de requisitos ou ajustar o que já havia sido identificado

Exemplo: 1) No seu benchmarking você viu que todos os produtos concorrentes trabalham com as formas de pagamento Boleto, Cartão Master e Visa. Contudo seu produto inicial não tinha requisitos para integrar com essas bandeiras de cartão. Agora na analise de produto, do processo de definição do escopo, vão entrar novos itens que não tinha na concepção inicial. Veja que isso só foi possível por conta desse benchmarking.

2) No seu produto, tinha como requisito uma funcionalidade A. Na prototipagem seu usuário viu que não era bem aquilo que ele queria e te passou alguns ajustes, ou então viu que não é mais necessário. Na sua análise do produto para definir o escopo, você cortará esse requisito do escopo ou mudará conforme o feedback.

3) Suponha, que fez o benchmarking com um produto de outra equipa da sua empresa com mesmas caracteristicas. Ai você teve acesso a mais informações do projeto. Nisso você descobriu que aquele outro projeto teve problema, pois o usuário achou que quem fosse criar o produto iria disponibilizar o ambiente. Na sua definição do escopo pode entrar como item excluído do escopo, a contratação e pagamento de serviço e equipamento de hospedagem do ambiente de produção.

Espero ter te ajudado, caso tenha esclarecido marque como resolvido a resposta. Do contrário mande mais as dúvidas para trocarmos idéias :D

solução!

Juliano tem sido um ótimo colega! Sempre ajudando!

Benchmarking tem mais relação com a análise geral, de mercado, por comparação.

É interessante e até pode ser confundida com análise de produto.

Contudo... Temos uma ferramenta específica chamada análise de produto no PMBOK, como apontou Juliano, no processo de definição do escopo.

A análise de produto pode envolver análise de requisitos, por exemplo.

Por existir esta ferramenta específica, não é possível fazer a alteração do gabarito!

Abraços,

FA

Obrigado professor :D

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