Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

COBIT 2019

Boa tarde. Vi em outro tópico que o curso de COBIT 2019 já está em desenvolvimento e que teria previsão para os primeiros meses de 2019.

Gostaria de saber se já têm uma nova atualização desta previsão e se mudará muito da versão COBIT 5, ou se será somente acrescentado novos habilitadores/processos.

Desde já agradeço.

3 respostas

Oi Tarlles,

Mandei sua dúvida para o nosso time de revisão checar.

solução!

Caro Tarlles,

Obrigado pela sua postagem e interesse no assunto! Ainda não temos previsão de lançamento da atualização para a versão 2019.

Mas podemos aproveitar a oportunidade para te adiantar algumas informações sobre as atualizações entre a versão 5 e 2019.

Em linhas gerais, o framework em si, não muda muito apenas evolui dentro de uma linha natural de aprendizado e amadurecimento de um processo de Governança.

Sobre os tópicos atualizados no framework central temos que foram criados os Fatores de desenho e Áreas de foco que darão um caráter de personalização e maior envolvimento no negócio das áreas de TI.

Os Fatores de desenho envolvem aspectos, tais como: estratégia corporativa, objetivos corporativos, porte da organização, papel da TI, modelo de prestação de serviços da TI, requisitos de compliance.

Já as Áreas de foco servem para definir o componente principal do seu sistema de Governança, como por exemplo se é: segurança , risco, integração de desenvolvimento com operação, além de verificar a influência do porte da empresa neste contexto.

O grupo de Princípios de Governança: foi aberto em 2: Sistema e Framework.

Por outro lado, em relação aos 5 princípios do COBIT 5 foi excluído Um Framework Único e Integrado. Bem como ocorreu a inclusão dos princípios Sistema Dinâmico de Governança e Adaptado às necessidades corporativas.

Ainda sobre os Princípios do Framework de Governança temos a visão das partes dele: ser baseado em um modelo conceitual, estar alinhado aos principais padrões (já existiam anteriormente) e novo a partir de 2019 é ser aberto e flexível, (visão de software livre).

Outro ponto é que o Modelo de Referência de Processos agora é chamado de Core Essencial.

Sobre os domínios temos que:

  • O EDM e DSS não sofreram alterações.
  • O APO teve o acréscimo de um processo, APO14 – Dados Gerenciados.
  • O BAI, teve o processo BAI01 dividido em 2 o BAI01 para Programas e BAI011 para Projetos.
  • O MEA recebeu o acréscimo de um processo, o MEA04 – Avaliação com Garantia Gerenciada.

Por fim, em linha da amplitude de visão de negócios proposta nesta evolução da versão 5 para a 2019, os objetivos de TI foram substituídos por objetivos de Alinhamento. Já os objetivos dos Habilitadores passaram a se chamar objetivos de Governança e gestão.

Esperamos ter te ajudado a ter uma visão geral, do que evoluiu neste rápido resumo. Bons estudos!

Muito obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software