Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Cliente x Usuário

Por mais que o cliente, conforme o exemplo, seja quem for aportar o dinheiro (seja no seu site, na sua startup, etc), ele continua sendo um usuário, um usuário que está usufrindo do serviço de outro. Por exemplo: Eu sou um cliente que pago um programador para desenvolver um e-commerce. Quem entra no meu e-commerce é um cliente E usuário da minha plataforma, eu sou um cliente E usuário do serviço do meu programador. São duas coisas que andam juntas, pois se eu estou pagando por um serviço/produto também estou tendo uma experiência como usuário daquela marca/empresa. Não seria um equívoco dizer que são coisas diferentes?

2 respostas

Outro exemplo: Pais em loja de brinquedo. Os pais são clientes, pois estão PAGANDO um presente para seu filho e o filho consequemente usuário pois irá USAR o brinquedo. Mas ao mesmo momento em que os pais entram na loja eles se tornam USUÁRIOS, pois estão USANDO o serviço que essa loja presta como atendimento ao cliente, procura do produto, pós venda, etc., o que gera uma experiência do usuário dentro da loja. É equivocado dizer que o UX ocorre antes, DURANTE e DEPOIS do momento da venda (conforme a aula 02) se você diferencia quem paga e quem usa.

solução!

Olá Mehl! Como vai?

O que você fala faz bastante sentido, um cliente pode ser sim um usuário. São realmente coisas que andam juntas, e como todo conceito subjetivo, pode ser aplicada a diversas situações. Mas acredito que o intuito dessa diferenciação na aula foi outro.

A ideia importante que acredito que o professor gostaria de passar é que num contexto de trabalho com UX precisamos diferenciar a pessoa que está pagando pelo projeto do usuário que de fato usará o produto.

É importante fazer essa diferenciação pois é muito comum nesse tipo de projeto que as necessidades de ambos se confundam.

Quando estamos desenvolvendo algum produto, ou pagando alguém para fazê-lo, temos muitas ideias do que achamos que nosso usuário precisa, mas elas nem sempre correspondem a realidade. Podemos até utilizar nosso próprio produto, e assim seremos na teoria um "usuário". Teremos uma ideia do que é, e diversos insights sobre essa experiência,mas ela não é igual a de um usuário comum, pois enxergamos o produto com um olhar completamente diferente.

A diferenciação entra no escopo de "funcionário de ux", como um UX Designer por exemplo. Quem te paga é seu cliente, quem usará de fato o produto é seu usuário. É nesse último que você precisa focar para fazer suas analíses e investigações e desenvolver seu produto, sempre lembrando é claro, de alinhar expectativas com o seu cliente, e contemplá-lo em escolhas/decisões.

Fez Sentido?

Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software