1
resposta

CLIENTE E ESTILOS

O que fazer quando o cliente quiser que eu copie o logo que mandar como estilo? Ou por exemplo me deparo sempre com o próprio cliente mandando uma referência e no final ele realmente quer a cópia do que mandou.

1 resposta

Oi, Letícia

Tudo bem?

Olha, uma cópia exata de outra marca não deve ser feita: isso fere os direitos autorais da empresa plagiada. Ser uma referência, por outro lado, já é outra história. Por vários motivos (como público-alvo, missão, valores), é até natural que certas identidades se pareçam umas com as outras. Tratando-se de logos, são vários os casos de identidades semelhantes, como os exemplos abaixo:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na minha opinião, cabe conversar com o cliente e explicar que não é possível fazer uma cópia, mas que é plausível se utilizar de elementos conceituais, gráficos e visuais em comum, sem que as duas marcas fiquem similares a ponto de se confundirem. É importante, inclusive, reforçar a ideia de haver diferenças perceptíveis para que o propóstio de se ter uma identidade não se perca: que é justamenteter uma assinatura visual particular

Em última análise, eu parto do princípio que é o cliente o dono do trabalho. Cabe a nós, enquanto designers, pontuarmos tecnicamente se determinadas opiniões fazem sentido e verbalizarmos nossas discordâncias, se houverem. Mas no final, é responsabilidade do cliente decidir o formato final do projeto, a menos que isso implique em ferir outra marca.

E você, como pensa?

Abraços