Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Classes comuns

Concluí o curso a pouco. Aproveitei para baixar o projeto do server em springboot para analisá-lo internamente. Foi ai que notei que há classes que existem tanto no lado android quanto no lado server (como as classes Aluno e AlunoSync, por exemplo). A minha pergunta é: guardadas as eventuais diferenças de cada ambiente - a classe Aluno, por exemplo, mapeia uma tabela em bases de dados diferentes (SQLite e Hsqldb) - não poderíamos ter essas classes comuns compartilhadas entre os dois projetos, evitando esse código duplicado ?

3 respostas

Sérgio, tudo bem ?

É que como tanto o server side quanto o client side possuem regras de negócios e para manipulam esse modelo, por este motivo temos essas classes em ambos os lados.

Acho que eu não consegui expressar a minha dúvida de forma correta, então vou refazer a pergunta de um modo mais simples, pegando como exemplo a classe AlunoSync. Suponha que eu tenha dois projetos como no curso, um no STS (para o SpringBoot) e outro no Android Studio (para a app android). Como a classe é idêntica tanto no lado cliente como no servidor, eu não poderia usá-la de forma compartilhada nos dois projetos? Não sei se isso seria feito através de um jar, ou então de um projeto que contivesse essas classes comuns e que fosse associado aos projetos do STST e do Android Studio?

solução!

Entendi agora.

Você até pode fazer dessa forma, mas ai você teria um terceiro projeto com todas as classes, além disso você teria que cuidar manualmente para fazer o android studio entender isso, fora que para o resto do time de desenvolvimento teria que fazer a mesma coisa, em outras palavras, se torna algo bem trabalhoso, por esse motivo é mais comum vermos a implementação da forma que foi ensinada no curso

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software