Bom dia! Eu acho que não serei nada breve aqui, pois essa formação "Minha carreira" tem ajudado muito a refletir sobre alguns pontos que já tem me incomodado faz um bom tempo.
Eu trabalho há 9 anos em uma instituição pública de educação e foi meu primeiro emprego estável e com um salário que mudou totalmente minha vida, pois venho de uma família de muitos filhos e poucos recursos. Passada essa emoção inicial de ascenção social, pude acessar várias oportunidades de crescimento na carreira através de capacitação, qualificação e pela confiança que fui conquistando através das minhas entregas e do meu comprometimento (que hoje analiso ter advindo do sentimento de gratidão por toda a mudança que aquilo me proporcionou). Desde o início da minha vida profissional, tive um senso de responsabilidade sobre o significado de ser servidor público. Acredito que ao entregar um bom serviço público, podemos melhorar a sociedade de verdade, colocando em prática aquela pergunta "como eu posso melhorar o mundo em que vivo?". Mas ultimamente tenho me sentido subaproveitada, não por "culpa" dos outros, mas porque parei de aprender mais, e a aplicação do meu trabalho tem sido "mais do mesmo", e isso me faz sentir que não consigo entregar nada que transforme ou aprimore o serviço público em que atuo.
Sou apaixonada pela instituição em que eu trabalho, aqui entregamos educação gratuita em diversos níveis educacionais, com qualidade, cuidado, inclusão, acessibilidade, produção de ciência e tecnologia, acolhimento... e isso me dá muito orgulho. Mas olhando para o que eu gosto de fazer, para a minha trajetória formativa (sou licenciada em História) e profissional (atuei como técnica administrativa por 6 anos e nos últimos 3 anos assumi a função de ouvidora da instituição), tenho tentado olhar para o que tem de melhor em mim para entregar no trabalho e na vida.
Tenho pensado em tudo o que eu já fiz, nas minhas formações, e tenho sentido uma vontade imensa de progredir na carreira. Mas a dúvida maior ainda é sobre qual o caminho seguir. Durante minha formação acadêmica, tinha certeza que meu destino seria a carreira de professora, mas lembrando das vezes em que atuei nessa área, e até na qualidade da atenção que dediquei a minha formação, eu percebo que é uma área que gosto, mas que não me deixa arrepiada quando me vejo nesse lugar. Por outro lado, sou fascinada pelo potencial que a educação tem de transformar a sociedade.
Nos últimos 3 anos, atuando pela primeira vez na ouvidoria (e eu me candidatei a esta função querendo trabalhar com algo novo e desafiador), conheci temas e áreas que me encantaram de uma maneira avassaladora, como transparência, controle social e participação ativa da sociedade nos processos de gestão das instituições públicas. Mesmo atuando na ouvidoria, a vontade de crescer no trabalho ainda tem me angustiado, pois o salário de servidor técnico administrativo é baixo e ocupando a função de ouvidora, ainda assim não compensa toda a minha dedicação e não atende às minhas expectativas financeiras. Por outro lado, olhando minha formação e a carreira docente da minha instituição, consigo ver crescimento financeiro, pois é uma carreira mais atrativa nesse aspecto.
(CONTINUA...)