1
resposta

Círculo de influência x círculo de preocupação

Algo que me deixa muito chateada em meu trabalho são as reuniões não produtivas.

É um problema indireto, pois acredito que haja uma falta de clareza dos que lideram as reuniões no que se quer delas: se é apenas informar ou se procura por soluções.

Da minha parte, imagino que no meu círculo de inluência eu tenha de melhorar a minha paciência e compreender que nem todos possuem pensamento estruturado ou que coseguem comunicá-lo de forma clara. Posso buscar fazer perguntas objetivas para melhorar a minha compreensão sobre o propósito das reuniões e dos temas tratados. É uma forma inclusive de praticar a escuta ativa, afinal, alguma reuniões são claramente desabafos e busca por apoio.

1 resposta

Olá, Camila, como vai?

No seu círculo de influência, a ideia de trabalhar a paciência é excelente, assim como a proposta de fazer perguntas mais objetivas. Isso ajuda a entender melhor os objetivos das reuniões e a orientar as discussões para algo mais produtivo.

Outra estratégia interessante pode ser oferecer sugestões de pauta ou até propor que, ao início da reunião, se defina claramente o objetivo — por exemplo, “vamos alinhar status” ou “vamos buscar soluções”. Dessa forma, você colabora ativamente para que o encontro seja mais eficaz, mesmo que a liderança não tenha deixado claro o objetivo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!