2
respostas

Círculo de Influência

Percebi agora que, inconscientemente, eu já pratiquei este exercício na minha mente. Eu e o meu irmão discutíamos muito por termos pontos de vista muito diferentes sobre a vida, a ponto das escolhas pessoais dele afetarem o bom ambiente familiar. Eu deixei me consumir demais por esse problema, vivia chateada e sempre discutia com ele por estar errado, mesmo que ele não desse ouvidos ao que eu lhe dizia.

Com o tempo cheguei à conclusão que só perdia o meu tempo e energia a tentar modificar uma pessoa que não queria essa mudança, e uma vez que não era um problema diretamente meu, acabei por começar a direcionar a minha atenção no que eu posso de fato controlar, ignorando assim as ações do meu irmão (retirei o problema do Círculo de Influência e passei só a focar no que era importante de fato). Tudo em mim melhorou após ter tomado essa decisão.

2 respostas

Oi, Ana! Tudo bem?

Me identifico contigo na tentativa de sempre tentar entender cada detalhe/ por quê do outro. A gente começa a sentir um pouco cansada, às vezes até frustrada, né?

Assim como você também tenho feito o exercício de voltar a atenção para o que eu posso controlar, e nisso não entra apenas as minhas ações, mas também como escolho me sentir/ o que escolho deixar me afetar ou não. É uma tarefa bem difícil de se fazer, mas a longo prazo acaba sendo libertador.

Boa tarde Pessoal, eu também me identifico bastante com os cases citados. No trabalho eu vinha me desgastando bastante com as constantes mudanças na estrutura da empresa, ou seja, em um dia eu ia dormir quase que resignado por conta de algumas mudanças (já tendo inclusive iniciado um processo interno de aceitação daquela condição), porém no outro dia eu percebia que novas mudanças já haviam ocorrido novamente e as cobranças por resultados continuavam sem considerar essa situação. Mesmo sabendo que tudo aquilo fugia do meu controle, me dava uma revolta, uma vontade de reagir, de me manisfestar e ficar justificando as falhas nos processos, a falta de comunicação, etc. Confesso que até fiz tudo isso, mas logo vinha a frustração e o desgaste, ou seja, não valia a pena focar naquilo tudo, então passei de fato a focar no que eu podia fazer e/ou ajustar e ser o mais resiliente e paciente possível com aquelas cobranças "fora de proposito". Sem conhecer direito os termos, passei a investir no circulo de influencias e tem dado certo, tenho me mantido mais tranquilo, seguro e consciente do meu papel.