Vou compartilhar o que eu aprendi em um curso de inteligência emocional; penso que se foi útil para mim pode ser útil para os outros
Há 3 formas de procastinação: por prazer, por motivação e por dor
por prazer: forma clássica, causada pelo ambiente com distrações e que é o caso da Luiza. A mente é programada para ir à atividade que gasta menos energia pelo máximo de gratificação, nesse caso, Facebook e a solução é isolar o ambiente das distrações.
por motivação: as pessoas se encaixam mais ou menos em 4 perfis comportamentais: influente (aquela pessoa engraçada), dominante (pessoa assertiva), analítico (aquele que vai no detalhe) e conformista (aquele que deseja fazer pelas regras). Todos tem dos 4 mas um será predominante.
A pessoa influente procastina porque ela queria estar fazendo de forma diferente, de forma que a entretenha, buscando algo divertido... O indivíduo dominante quer fazer as coisas rapidamente, e se acha que vai demorar, começa a procastinar... O analítico quer fazer do jeito certo. Se acha meio vago o modo de fazer, não vai fazer. O conformista quer fazer de forma segura. Quer seguir o passo a passo, normas e regras.
- por dor: ansiedade, estresse, perfeccionismo... Esses problemas tem raízes no passado e devem ser resolvidos . Os tipos mais comuns de problemas emocionais vem da criação dos pais e é de um desses 5: pais distantes; pais superprotetores (não deixam filhos fazerem escolhas); pais severos/punitivos/exigentes/pessimistas; pais permissivos; aceitação condicional (pais que diziam 'engole o choro').
Resumi bastante mas em geral identificar a origem é o primeiro passo para tratar a causa.
Bons estudos a todos.