Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

casting implicito. Observações. Cuidado.

Olá Profs e Colegas! Boa noite. Tudo bem? Eu fiz um teste com o Casting Implícito de int para double e obtive resultados diferentes.

int valor1 = 3;
int valor2 = 2;
double valor3 = (double) (valor1 + valor2) / 2;

:= [console] resultado = 2.5

utilizando o implícito:

int valor1 = 3;
int valor2 = 2;
double valor3 =  (valor1 + valor2) / 2;

:= [console] resultado = 2.0

Percebi que o método de conversão do implícito é de converter depois do cálculo ter sido realizado. O que para muitos casos pode não ser interessante.

Por isso, fica a dica de que preste atenção se os cálculos utilizando o Casting Implícito estão corretos.

Att.

1 resposta
solução!

Oi, Jonathas! Como vai?

Obrigada por compartilhar a sua observação com a nossa comunidade do fórum, tenho certeza que ajudará muitos colegas, juntos somos mais fortes! De fato, a ordem das operações pode influenciar o resultado final, principalmente quando estamos lidando com tipos de dados diferentes, como int e double.

Podemos observar no primeiro exemplo que o casting explícito garante que a soma de valor1 e valor2 seja convertida para double antes da divisão por 2, resultando em 2.5. Já no segundo exemplo, o casting implícito acontece apenas após a operação de divisão ser realizada. Este é um ponto importante a ser considerado ao trabalhar com diferentes tipos de dados em Java, sempre que possível, é recomendável fazer o casting explícito para garantir que as operações sejam realizadas como esperado.

Caso tenha ficado alguma dúvida em relação ao curso ou atividade, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição e ficarei super feliz em poder ajudar!

Um forte abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software