2
respostas

[Dúvida] JDK

Olá boa tarde, espero que se encontrem bem!

Eu tenho uma dúvida em relação a JDK. Eu possuo a versão 25 instalada, e tenho alguns projetos criados a partir dela.

Caso eu baixe a JDK versão 17 e desinstale a versão 25 para se adequar ao curso e também por que quero seguir uma versão LTS; Eu vou ter problemas em relação aos projetos antigos que foram construídos na versão 25?

Ou eu posso possuir as duas versões instaladas e escolher qual usar na hora do desenvolvimento?

2 respostas

Olá amigo!
Isso depende de alguns fatores, principalmente de como os projetos foram configurados e quais recursos da JDK 25 eles utilizam.
Se os projetos foram desenvolvidos usando apenas funcionalidades compatíveis com Java 17, a migração tende a ser tranquila.
No entanto, caso tenham sido usadas APIs, features de linguagem ou bibliotecas que dependem especificamente da JDK 25, ao executar ou compilar com a JDK 17 podem surgir erros de compilação ou de runtime.
O caminho recomendado é:

• Ajustar o source e o target (ou release) do projeto para Java 17.
  • Testar cada projeto individualmente com a JDK 17.
  • Corrigir incompatibilidades que possam surgir, seja no código ou nas dependências.

Vale lembrar também que não é necessário desinstalar a JDK 25.
Você pode manter múltiplas versões instaladas no mesmo ambiente e alternar entre elas usando:

• JAVA_HOME
  • Ferramentas como SDKMAN
  • Configuração específica da IDE (IntelliJ, Eclipse, VS Code, etc.)
    Assim, você consegue seguir o curso com Java 17 (LTS) sem impactar imediatamente seus projetos existentes.
    Qualquer dúvida comente ai.
    Bons estudos!

Ah ok, entendido. Muito obrigado, pelo suporte extremamente rápido e por tirar minha dúvida!