Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Caso você precisasse validar a sua solução antes de entregá-la, como você faria? O processo de prototipação é muito útil para viabilizar essas situações! Tente documentá-lo em um pequeno texto e detalhe o seu processo.

Para validar minha solução antes da entrega, eu seguiria um processo de prototipação iterativo, buscando garantir que as necessidades e expectativas tanto da equipe quanto dos clientes sejam atendidas. Aqui está o meu processo:

Definição dos Requisitos: Primeiro, revisaria os requisitos e especificações da solução acordada com a equipe para garantir uma compreensão clara do que precisa ser validado.

Prototipação Digital: Criaria protótipos simples de maneira digital, utilizando ferramentas como software de design ou prototipagem rápida. Esses protótipos seriam versões simplificadas da solução final, permitindo visualizar e testar diferentes configurações e funcionalidades. Geraria múltiplas versões de protótipos para explorar diversas opções e abordagens, levando em consideração as expectativas da equipe e dos clientes.

Validação Externa: Validaria os protótipos com partes interessadas externas, como uma profissional no caso de Pedro e Laura, ou clientes representativos do público-alvo. Durante essa validação, buscaria feedback específico sobre a usabilidade, eficácia e adequação das opções apresentadas, garantindo que as escolhas feitas estejam alinhadas com as expectativas e necessidades dos usuários finais.

Iteração e Refinamento: Com base no feedback recebido, iteraria nos protótipos, fazendo ajustes e refinamentos conforme necessário. Repetiria o processo de validação e iteração até chegar a uma versão final do protótipo que atenda satisfatoriamente às expectativas e requisitos.

Testes com Usuários: Realizaria testes com usuários finais para validar a experiência do usuário e garantir que a solução proposta seja intuitiva e eficaz na resolução do problema identificado.

Observaria atentamente o comportamento dos usuários durante os testes, identificando áreas de melhoria e oportunidades para otimização. Ao seguir esse processo de prototipação iterativa e validação contínua, estaria mais confiante de que a solução final entregue atenderá às necessidades e expectativas de todos os envolvidos.

1 resposta
solução!

Olá, Jaqueline! Tudo bem contigo?

Excelente!! Você já tem uma ótima compreensão do processo de prototipação e validação. Sua abordagem é bastante completa e bem pensada, abrangendo desde a definição dos requisitos até os testes com pessoas usuárias finais. Parabéns!!!!

Caso tenha qualquer dúvida estou aqui, ok?

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!