4
respostas

Caminho das pedras - Jogo da Adivinhação

Fiz uma explicação numerada do "caminho" percorrido ao executarmos o programa. Pode ser que ajude na leitura do que é executado e das funções de cada coisa. Obs.: é só uma cópia para estudo mesmo, eu sei que os códigos não são escritos assim. Lembrando que esse curso é para iniciantes em lógica de programação e tem gente que está começando do zero, algo que pode ser muito desafiador, completamente novo.

<meta charset="UTF-8">

<input/>
<button>Compare com o meu segredo</button>

<script>

var segredo /*Essa parte é executada antes do palpite ser digitado*/ = Math.round/*3 - Arredonda o número gerado em 2, retirando a dízima periódica e transformando em um número natural*/(Math.random/*1 - Gera um número racional*/ () * 10/*2-O número racional gerado é multiplicado por 10 pra avancar uma casa decimal, tornando-se um número com dízima periódica)*/;

var input/*6 - Variável que vai ganhar o valor que a pessoa digitou no campo que aparecerá para ela na tela*/ = document.querySelector/*5 - Busca tags no mundo HTML para trazer ao mundo JavaScript*/("input"/*4 - Atributo do mundo HTML trazido para dentro do mundo JavaScript, pois é onde será digitado o palpite da adivinhação*/);
    input.focus();/*7 -  Ativa o cursor dentro do campo (input) sem precisar clicar dentro dele. Quando o programa rodar, o campo vai estar pronto para ter um valor inserido*/

function verifica() {/*8 - Função que faz o jogo acontecer, comparando o que foi gerado aleatoriamente com o palpite digitado no campo (input).
                            Só será ativada quando a pessoa clicar no botão (Etapa 21)*/

if/*9 - Se...*/(input.value/*10 - O valor colocado no input (palpite)...*/ ==/*...11 - for igual...*/ segredo /*...12 - ao número que foi gerado aleatoriamente...*/) {
            alert/*13 - ...exibe...*/(/*14 - ...mensagem de acerto >>>*/"Você ACERTOU!"); /*15 - ...isso porque o -if- vai gerar um valor verdadeiro: if(true). " É verdade que o valor gerado aleatoriamente é igual o valor que a pessoa digitou? Sim, é verdade! (true)", então será exibida a mensagem contida no if(true)*/
        } else /*16 - Se o número digitado como palpite for diferente (!=) do número gerado em var segredo, o valor de if será falso: if(false)...*/ {
            /*17 - O que fará com que, nesse caso, o alerta contido em if(false) seja >>>*/alert("Você ERROU!!!!!!!!");
        }

input.value = "";/*18 - Depois da mensagem (alert) ser exibida à pessoa que deu o palpite, o campo para digitar ficará limpo, sem ter a necessidade de apagar o número digitado no palpite dado*/
        input.focus();/*19 - Novamente, o cursor será ativado, como na etapa 7*/
    }

/*Toda essa parte acontece nos bastidores. Se a pessoa acertou ou errou, o programa guardará o resultado até que o botão "Compare meu segredo" seja clicado. Não há nada que exiba automaticamente qualquer mensagem a quem está executando o programa*/

var button/*20 - Cria a tarefa a ser executada quando o botão "Compare meu com o meu segredo" for clicado*/= document.querySelector("button");
    button.onclick/*21 - Especifica o que deverá acontecer quando o botão for clicado pela pessoa que deu o palpite...*/ = verifica/*22 - Função (conjunto de instruções) que será executado ao clicar do botão (Etapa 8 - comparação do palpite e exibição da mensagem de erro ou acerto)*/;

</script>
4 respostas

Olá Chandler, tudo certo?

Se desta forma fica mais compreensivel, é bacana seguir dessa forma. Para estudar é algo que não atrapalha em nada.

Mas seguir com essa forma estando mais avançado, não é indicado comentar dessa forma. O código fica dificil de ser lido.

O código está muito bom, faltou apenas fechar um parêntese na linha 7. Mas acredito que por algum motivo não copiou da forma correta.

Continue praticando sempre! Abraços e bons estudos!

Ola chandler rodrigues , tudo bem? espero que sim , este codigo você criou apenas para fazer as anotações ou é ele que sera executado?

Ana: Obrigado! Sei que esta não é a maneira cotidiana de escrever códigos. Fiz estas explicações somente para marcar mais ou menos como o código é lido, as relações entre os comandos. Para uma pessoa de humanas como eu, é muito difícil mentalizar essas relações rapidamente como o professor faz ao longo das aulas, por isso achei que seria legal, ao final da escrita do código, com ele pronto, fazer essa lista, para entender como cada coisa se conecta num código. É apenas um objeto de estudo que criei para ajudar quem possa estar com dificuldades de ler o código nesse início dos estudos de lógica. Adorei o Scratch, por exemplo, porque achei mais fácil vizualizar os blocos, as cores e os encaixes possíveis em cada elemento do código, algo que dispensa esse monte de anotações :)

Ryan: é um código normal, eu só fiz anotações pra tentar explicar o que cada coisa significa nele a quem está, como eu, iniciando nos estudos de lógica de programação. A medida que vamos aprendendo, essas anotações não são mais necessárias :) É só para estudar mesmo.

Continue fazendo anotações elas irão ajudar muito no seu progresso, inclusive as anotações que você fez ficaram bem didáticas , a única recomendação que tenho é que faça as anotações na linha abaixo do código que você escreveu , eu tentei rodar o código na minha maquina e notei que faltava fechar um parêntese na linha 7 as vezes uma grande quantidade de informações podem fazer você deixar escapar estes pequenos detalhes, mas o importante é que você compreenda seu código , parabéns e continue fazendo progresso