3
respostas

Calculo entre duas colunas

Bom dia Pessoal,

Tenho uma tabela que possui 4 colunas, preciso automatizar uma coluna dessa tabela que seria a coluna de "Média do Dia" vou citar uma como exemplo:

Data - Vendas Realizadas - Expectativa de Vendas - Média do dia 23/09/2020 - 200 - 1000 - 0.2 22/09/2020 - 900 - 1000 - 0.9

Eu preciso automatizar essa coluna de média do dia, preciso de criar um update que set a divisão das vendas realizadas dividido pela expectativa de vendas diariamente.

Alguem sabe como eu faço isso?

3 respostas

Olá Abimael, tudo bem? Você poderia nos dar mais detalhes do seu banco de dados? No caso você tem outra tabela que registra todas as vendas (uma por uma)? Que tenha a data e o valor de cada venda?

A questão é que eu não entendi muito bem o que você deseja, no caso você precisa automatizar o campo Média do Dia dessa tabela em questão com a média de vendas que vai ser obtida de outra tabela é isso? Ou você está simplesmente fazendo a divisão das Vendas Realizadas, que eu não entendi bem como esse dado é preenchido, ele é a soma de todas as vendas (de outra tabela) realizadas no dia é isso?

Porque se os dados são provinientes de outra tabela, a solução seria você criar um TRIGGER que seja executada sempre quando uma nova venda for salva na tabela de vendas, e nessa TRIGGER você pode chamar uma Stored Procedure que faça a soma de todas as vendas realizadas no dia e então insira a atualize o campo Vendas Realizadas com essa nova quantidade de vendas e também faça a divisão dessa nova quantidade de vendas pela Expectativa de Vendas que já estava salva e em seguida atualize esses campos Vendas Realizadas e Média do Dia nessa tabela em questão.

Espero ter ajudado!

Opa, tudo bem e com você?

Claro!

1) No caso você tem outra tabela que registra todas as vendas (uma por uma)? Que tenha a data e o valor de cada venda? Resposta: Sim, tenho uma consulta que conta a quantidade de vendas no dia e preenchi nessa tabela que informei. Por exemplo, ela vai no banco e olha a quantidade de vendas realizadas no dia 24/09/2020 e preenchi nessa tabela

2) Você precisa automatizar o campo Média do Dia dessa tabela em questão com a média de vendas que vai ser obtida de outra tabela é isso? Sim, eu preciso criar um script que faça a divisão da coluna de Média do Dia dividido pela coluna de Expectativa de Vendas ai ele vai me dar um valor que será a média do dia, preciso fazer isso por dia. Exemplo prático,

Expectativa de vendas no dia = 1.000 Vendas no dia = 900 Média no dia = 0.9

Preciso fazer um script que faça essa divisão na mesma tabela, tipo 900/1000 e que me der esse resultado 0.9. Essas 3 colunas estão na mesma tabela, o único dado que vem de uma planilha externa é o de vendas realizadas no dia.

Deu pra entender?

Vou tentar fazer dessa forma que você me passou, se der certo volto aqui e falo se deu certo

Entendi certinho Abimael, mas é como eu falei, você poderia usar uma trigger disparada a cada nova venda que pode ou não chamar uma Stored Procedure que faça os cálculos e salve os novos dados na tabela. E fala pra gente o resultado!