Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Cálculo da probabilidade Solução 1

Olá. Quanto ao cálculo da probabilidade segundo a fórmula: probabilidade = (comb(n, k)) * (p ** k) * (q ** (n - k)) print('%0.8f' % probabilidade) Se n=80 e k = 5 o resultado não dá 0.13656455

Não entendi por que k seria 5. Se a questão é acertar metade de 80 questões para se obter a nota 5, então k = 40

Mas mesmo assim, com n=80 e k=40 o cálculo da probabilidade não dá 0.13656455 e sim 0.00079908

Como foi obtido o valor 0.13656455 ?????

Obrigado

2 respostas
solução!

Ei, Sergio! Tudo bem?

Percebi que na transcrição houve um erro de digitação ao declarar o n, foi adicionado 80 no lugar de 10. Já revisamos e corrigimos.

Recapitulando o problema de acordo com a aula, entender a escolha. "Em um concurso para cientista de dados, temos 10 questões de múltipla escolha com 3 alternativas possíveis em cada questão. Cada questão tem o mesmo valor. Suponha que um candidato resolva se aventurar sem ter estudado absolutamente nada. Ele resolve fazer a prova de olhos vendados e chutar todas as respostas. Assumindo que a prova vale 10 pontos e a nota de corte seja 5, obtenha a probabilidade desde candidato acertar 5 questões e também a probabilidade deste candidato passar para a próxima etapa do processo seletivo.

Então, no contexto da aula, n = 10 e não n = 80 e k = 5 permanece porque são as 5 questões que devem ser acertadas. Para calcular a probabilidade de acertar exatamente 5 questões (ou seja, obter 5 pontos) fizemos:

• n é o total de questões (10),
  • k é o número de acertos desejados (5),
  • p é a probabilidade de acerto em uma questão (0,333),
  • q é a probabilidade de erro (0,666).

Resultando em 0.13656455, como vimos em aula.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, conte conosco para te auxiliar.

Até mais, Sergio!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Oi Nathalia. Exatamente. Na transcrição o n=80 isso que me confundiu. Como eu estudo primeiro pela transcrição e tomo as notas e faço os exercícios primeiro para só depois ver o video, eu já coloquei a dúvida aqui no fórum antes de ter visto o vídeo. No video fica claro que n=10 e k=5. Obrigado